Arapiraca

Arapiraquense precisa de cirurgia para retirar cálculos na vesícula que podem causar infecção a qualquer momento

Dona Dleuza mora num barraco, não tem renda fixa e sente fortes dores devido ao deslocamento do cálculo para uma área muito sensível da vesícula

Por 7Segundos 22/07/2021 18h06 - Atualizado em 22/07/2021 22h10
Arapiraquense precisa de cirurgia para retirar cálculos na vesícula que podem causar infecção a qualquer momento
Dona Dleuza de Oliveira mostra alguns dos exames que fez para ter diagnóstico sobre as dores na vesícula - Foto: Giovanni Luiz - 7Segundos

Dona Dleuza Marques de Oliveira, 48 anos, está passando por momentos bem difíceis devido a um cálculo de vesícula que se deslocou para as vias biliares (conjunto de dutos ou canais encarregados de transportar a bile até à vesícula) há algumas semanas e está causando fortes dores à Dona de Casa porque trata-se de uma área do corpo humano muito sensível. Dona Dleuza precisa urgente passar por um procedimento cirúrgico e não tem condições financeiras de arcar com os custos da cirurgia, orçada em R$11.350,00.

"As dores não têm hora para acontecer, elas chegam de dia e também de noite e eu fico agoniada, mesmo tomando remédios par aliviar os sintomas, incomoda demais,fico aqui sufocada de dores", contou Dona Dleuza à reportagem do Portal7Segundos.

Dona Dleuza faz apelo para poder fazer cirurgia na vesícula. Foto: Giovani Luiz-7Segundos 

Dona Dleuza mora num barraco num acampamento Sem Terra localizado no Bairro Primavera, em Arapiraca, após à Praça onde fica a Arapiraquinha. O marido dela trabalha como carroceiro, coletando material reciclável para vender. Dona Dleuza fazia faxinas em residências, mas, desde quando as dores começaram a aumentar, há mais ou menos três meses, ela parou de trabalhar.

Residência de Dona Dleuza, no acampamento Sem Terra do Bairro Primavera, em Arapiraca. Foto: Giovani Luiz-7Segundos 

Sensibilizada pela situação da dona de casa, Beta Nobre, amiga de Dona DLeuza, decidiu ajudar. Beta conseguiu junto a alguns amigos, arrecadar dinheiro para que Dona Dleuza pudesse fazer os exames necessários para se obter um diagnóstico preciso sobre a causa das dores. "Nós fomos juntando um pouquinho de cada um para poder fazer os exames, mas, agora a cirurgia é bem mais cara e precisamos de mais ajuda para a Dleuza ficar boa", disse Beta Nobre.   

Beta Nobre, amiga de Dona Dleuza, está ajudando na campanha para que a cirurgia possa ser realizada. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos  

O laudo médico divulgado no final do mês de junho, apontou que Dona Dleuza está com colecodolitíase que é a presença de cálculos (pedras) nos dutos biliares, que podem, inclusive, causar cólica biliar, obstrução biliar, pancreatite biliar ou colangite (infecção e inflamação biliar).

Ainda segundo o laudo médico, a não retirada dos cálculos pode causar inflamações no pâncreas e infecções nas vias biliares, podendo, causar até o óbito da paciente, caso o procedimento cirúrgico demore a ser realizado.

Laudo informando o problema de saúde de Dona Dleuza e os riscos que ela corre caso não faça a cirurgia. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos 

Como a cirurgia através do SUS (Sistema Único de Saúde), pode demorar devido a todo o processo de burocracia exigido para o procedimento, os amigos de Dona Dleuza, através da pessoa de Beta Nobre, estão fazendo um apelo para que Dona DLeuza consiga arrecadar o dinheiro necessário para realizar a cirurgia com um médico particular.

Orçamento para a cirurgia de Dona Dleuza. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos   

Quem puder ajudar à Dona Dleuza conseguir o dinheiro para realizar a cirurgia pode realizar depósito bancário na conta poupança da Caixa Econômica Federal nº 00056766-0, agência 3209, operação 013 ou entrar em contato com a própria Dona Dleuza pelo número de telefone (82) 99406-9146 (whapsapp) ou através da amiga Beta Nobre pelo número (82) 99921-8156.