Política

João Ribeiro, primeiro prefeito de Taquarana, morre aos 94 anos

Livro sobre a história do município escrito por ele teve duas edições e foi utilizado em estudos acadêmicos

Por 7Segundos 25/07/2021 11h11 - Atualizado em 25/07/2021 11h11
João Ribeiro, primeiro prefeito de Taquarana, morre aos 94 anos
João Ribeiro foi o primeiro prefeito de Taquarana e participou ativamente da política no município - Foto: reprodução

Um dos políticos mais tradicionais do Agreste, João Ribeiro de Castro Neto, morreu aos 94 anos na madrugada deste domingo (25). O falecimento foi confirmado pelo neto dele, Davi Teófilo, ex- vice prefeito de Taquarana. Leia a nota ao final da matéria.

João Ribeiro foi o primeiro prefeito eleito de Taquarana em 1963, e esteve à frente do município por mais dois mandatos, em 1972 e 1988. Como chefe do executivo, é lembrado por obras estruturantes de pavimentação e de eletrificação da zona urbana do município.

Ele foi casado com Maria Irací Teófilo de Castro, irmã do professor Moacir Teófilo e, portanto, tio o falecido prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo.

Mesmo depois de parar de concorrer a mandatos eletivos, continuou atuante nas articulações políticas de seu município. Participou ativamente das campanhas políticas que levaram seu genro, Alay Correia, à prefeitura de Taquarana, nos anos 2000. Também apoiou o neto, Davi Teófilo, que foi vice-prefeito em 2016 e disputou as eleições municipais em 2020.

Historiador autodidata, escreveu duas edições do livro “Taquarana e sua história”, adotado nas escolas e que já integrou estudos acadêmicos. A segunda edição foi lançada em fevereiro do ano passado.

O corpo de João Ribeiro está sendo velado na residência onde ele morou, no povoado Brejo, e será sepultado na tarde deste domingo.