Comunidade

Vereadora lança em Arapiraca Projeto Nossa Praça Viva

Um dos objetivos do projeto é a conscientização sobre cuidar dos espaços públicos

Por 7segundos com Assessoria 26/07/2021 12h12 - Atualizado em 01/09/2023 18h06
Vereadora lança em Arapiraca Projeto Nossa Praça Viva
Projeto Nossa Praça Viva é lançado em Arapiraca - Foto: Assessoria

Moradores do bairro Nova Esperança, em Arapiraca, participaram de uma tarde diferente neste final de semana. Ao som do teclado e violão  e embaixo das sombras das árvores da Praça Manoel Soares da Silva, eles conversaram sobre preservação e conservação do meio ambiente, ações educativas, problemas enfrentados pela comunidade, dentre outros temas.

A roda de conversa faz parte do projeto Nossa Praça Viva, idealizado pela vereadora Fany Gabriella (MDB) mais conhecida como Dra. Fany. O bairro Nova Esperança foi escolhido para a primeira ação do projeto que pretende estreitar os laços entre o Legislativo Municipal e a comunidade. Um dos objetivos do projeto é despertar nos moradores a importância  de cuidar das praças e outros espaços  públicos em parceria com o município.


Vereadora doou lixeira para manter o espaço público sempre limpo

"Arapiraca é muito grande e os problemas surgem na mesma proporção. Solicitamos à Secretaria Municipal de Serviços Públicos a poda das árvores e o trabalho foi realizado. Agora, a comunidade pode realizar pequenas ações que vão contribuir para manter o local limpo e mais agradável para o convívio social", afirmou a vereadora.

Ricardo Miranda, um dos moradores do bairro, falou da importância dos vereadores estarem de perto acompanhando as dificuldade de infraestrutura do bairro.



"A comunidade aqui é muito unida e queremos o melhor para este lugar. O nosso maior problema é a falta de pavimentação das ruas.que se agrava ainda mais no inverno", afirmou.

Durante a roda de conversa, a equipe da  vereadora distribuiu máscaras e reforçou o uso de álcool nas mãos de todos que estavam participando da ação. Cada morador, espontaneamente, teve a oportunidade de expôr suas ideias e reivindicações. Um dos moradores mais antigos do Nova Esperança, Antônio Rodrigues, solicitou iluminação pública e calçada da praça.


A vereadora Dra Fany garantiu que todas as demandas serão levadas ao executivo municipal mas explicou que algumas obras demandam mais tempo porque precisam passar por processo de licitação e outras burocracias.

"O prefeito Luciano Barbosa está trabalhando muito. Em seis meses já fez pavimentação asfáltica no Alto do Cruzeiro, iniciou a obra do Centro de Convenções, reforma em escolas, iluminação no Residencial Agreste e Canafístula, além da operação tapa- buraco está presente em vários bairros. E ainda tem muito trabalho pela frente", explanou.

A idosa Floraci Messias, 80 anos, assim como grande parte dos moradores ficou muito feliz pela ação realizada na comunidade. Ela contou que o marido plantou três árvores no local assim que a família veio morar no bairro, há 16 anos. Depois que o marido morreu, a praça é um local onde ela os filhos sempre estão presentes.

" A gente utiliza muito essa praça para nossos encontros no final da tarde, sopão entre as famílias, datas comemorativas. Tomara que a gente consiga mais melhorias para este local ", desejou Floraci Messias.


Floraci Messias dos Santos, 80 anos 

A servidora pública municipal e assistente social Fátima Ramalho, participou da ação na praça
e falou da importância de atividades ao ar livre para a saúde física e mental de todos.

"O convívio social é importante para o bem-estar dos moradores. Já ficamos muito trancados dentro de casa durante a pandemia. Agora, com os cuidados necessários, é importante essas atividades na praça', orientou.

Resgate de brincadeiras infantis


Enquanto os adultos da comunidade discutiam os temas presentados em uma roda de conversa a criançada se divertia correndo pela praça, pulando corda, usando o balanço instalado no local e o escorrega que foi construído por um morador.

A pintura nas mãos foi a principal atração para os pequenos que fizeram fila para pedir o desenho preferido.

"Esta foi a primeira ação e a cada comunidade que a gente for visitar vamos ajustando o projeto e ouvindo as demandas da comunidade. Se cada um fizer um pouco, todos nós sairemos ganhando mais", finalizou a vereadora.

Crianças escolheram os desenhos da pintura nas mãos