Covid -19

Covid-19: média móvel de infectados apresenta aumento há cinco dias consecutivos

Brasil registrou 1.333 mortes e 41.411 novos casos de Covid-19 nesta terça-feira (27)

Por CNN Brasil 27/07/2021 21h09
Covid-19: média móvel de infectados apresenta aumento há cinco dias consecutivos
Brasil registra 2.517 mortes por Covid em 24 h e total se aproxima de 440 mil - Foto: Getty Imagens

O Brasil registrou 1.333 mortes e 41.411 novos casos de Covid-19 nesta terça-feira (27). Segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), a média móvel de infectados vem apresentando crescimento há pelo menos cinco dias seguidos. Nesta terça-feira o índice ficou em 47.091; este é o número equivalente ao balanço de infectados dos últimos sete dias.

Com a atualização dos dados da pandemia, o país passa a ter 551.835 óbitos e 19.749.073 de contaminados pelo novo coronavírus.

O Brasil se mantém como o segundo país do mundo com mais mortes causadas pela doença, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que têm atualmente 612 mil óbitos.

Sete estados brasileiros já ultrapassaram a marca de 1 milhão de contaminados pelo novo coronavírus: São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Santa Catarina e o Rio de Janeiro.

Saúde aguarda aprovação para estudo que vai avaliar 3ª dose

O Ministério da Saúde aguarda aprovação da CONEP - Comissão Nacional de Ética em Pesquisa - para iniciar um estudo que vai avaliar a necessidade da aplicação de uma terceira dose de vacinas contra a Covid-19.

De acordo com fontes ligadas à pasta, o objetivo do estudo é descobrir se uma terceira dose é necessária para garantir uma imunidade maior. Os pesquisadores também devem avaliar a possibilidade de aplicar a intercambialidade de vacinas, que é a utilização de vacinas diferentes para um reforço.

O Ministério da Saúde já teria contratado a pesquisa, mas aguarda o aval da CONEP para repassar qualquer verba. Até mesmo reuniões com pesquisadores já estariam acontecendo para definir o quantitativo e todos os critérios para os participantes. O estudo deve ser feito em 1.200 pessoas nos estados de São Paulo e Bahia. Os participantes precisam ser maiores de 18 anos e devem ter recebido duas doses da vacina há seis meses.