Tereza Nelma debate a instalação de Procuradorias da Mulher com parlamentares da Paraíba
Ela defende a criação de Procuradorias da Mulher nas Casas Legislativas para o enfrentamento da violência política de gênero
Estimular a criação de Procuradorias da Mulher nas Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas foi um dos objetivos de encontro com 26 parlamentares da Paraíba, que teve por objetivo debater o tema “Procuradoria da Mulher nas Casas Legislativas”.
A palestrante foi a Procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados, deputada Tereza Nelma (PSDB-AL), que compartilhou informações e falou sobre os procedimentos necessários para a instalação do órgão.
Durante a palestra, a deputada que, recentemente lançou o Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP), destacou a importância da representatividade feminina e do combate à violência política de gênero. Para isso, apontou Nelma, “as mulheres precisam estar unidas e organizadas”. A parlamentar disse que o Observatório é o maior mecanismo de monitoramento da atuação da mulher e a instalação das Procuradorias é essencial para seu fortalecimento. “Quanto mais Procuradorias da Mulher existirem nos ambientes políticos, melhor. Precisamos ter apoio, nos fortalecer. O caminho é longo, mas temos que conquistar esse poder”, ressaltou a deputada.
O Observatório vai atuar em três eixos de pesquisa: "Violência Política contra a Mulher", "Atuação Parlamentar e Representatividade" e "Atuação Partidária e Processos Eleitorais". Entre os objetivos do Observatório estão elaborar, realizar e apresentar pesquisas, estudos e índices analíticos relacionados à participação da mulher nos espaços de poder.
“O Observatório será um instrumento muito importante para conseguirmos avançar na questão do enfrentamento à violência política, que por muitos anos foi invisibilizada, sendo essa uma das principais causas da sub-representação das mulheres na política”, disse Tereza Nelma.
A deputada Tereza informou, ainda, que a Procuradoria da Mulher está disponível para reuniões com vereadoras e deputadas de todos os estados, para disseminar as orientações sobre a implantação de Procuradorias da Mulher nas Câmaras Municipais e Assembleias Legislativa.
Este encontro foi uma iniciativa do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) da Paraíba e foi intermediado pela presidente de honra do PSDB-Mulher do Estado e coordenadora do PSDB-Mulher na região Nordeste, Iraê Lucena. Ela ressaltou a necessidade desta agenda para que as mulheres da Paraíba entendam como funciona a Procuradoria. “Foi muito importante ouvir a Procuradora, sua experiência de mulher que é referência para todas nós, sempre à frente dessa luta, levantando a bandeira da representatividade feminina. Seguimos na luta!”, ressaltou Iraê.
A deputada estadual Camila Toscano (PSDB-PB) e o deputado federal Pedro Cunha (PSDB-PB) também participaram do encontro. “É necessária a instalação das Procuradorias nas Casas Legislativas. Todas as informações que recebemos da deputada Tereza Nelma nos deram uma noção exata e agora, com certeza, vamos correr atrás desse objetivo”, afirmou Camila.
Veja também
Últimas notícias
Prefeita Márcia anuncia construção de mais uma creche em São Luís do Quitunde
Comércio de drones motiva novas sanções dos EUA contra Irã e Venezuela
Deputada Gabi Gonçalves faz retrospectiva de 2025 e destaca ações realizadas em Alagoas
Jovem de 23 anos é assassinado a tiros em via pública na parte alta de Maceió
Prefeitura de Penedo orienta população sobre regras atualizadas da Farmácia Popular
Após Zé Felipe anunciar término, Virginia posta mensagem: "Roteiro de Deus"
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
