Geral

7Segundos: 10 anos de história e pensando no futuro do jornalismo

Após uma década de vida, Portal continua investindo em inovação e busca ampliar ainda mais alcance do jornalismo

Por 7Segundos 15/08/2021 08h08
7Segundos: 10 anos de história e pensando no futuro do jornalismo
Portal 7Segundos completa 10 anos de atuação - Foto: 7Segundos

Menos de 3 a cada 10 empresas abertas no Brasil completam dez anos de existência. Por isso, para o Portal 7Segundos, esse marco é tão importante e merece ser celebrado.

Nesta década, a mesa apertada e abarrotada de fios em uma sala abafada venceu prognósticos e chegou aos dias atuais, com duas redações modernas, estúdio de TV e correspondentes na região Norte do Estado. Parte desse sucesso se deve à busca constante por acompanhar os avanços tecnológicos e as novas maneiras de as pessoas se comunicarem e buscarem informações.

Em 2011, quando o 7Segundos surgiu, o jornalismo impresso e televisivo ainda tinha grande força, mas vinham perdendo espaço - principalmente o primeiro - porque as pessoas não queriam esperar até o dia seguinte para se informarem daquele fato que aconteceu hoje. Naquela época, a opção era ligar o computador ou notebook e digitar "www…" no navegador para ser informado de maneira rápida e eficiente.


Com o passar do tempo, as redes sociais acabaram se tornando as principais portas de entrada de acesso ao conteúdo - o que facilitou também a disseminação das fake news. Hoje, a maioria das pessoas se informa pelos grupos de WhatsApp, Instagram e Facebook e, nestas plataformas, o link de acesso do 7Segundos é garantia de informação com credibilidade.

E assim, o portal de notícias que nasceu em Arapiraca e ganhou Alagoas chega aos 10 anos de existência como uma empresa de jornalismo multiplataforma, que chega até seu público por meio de qualquer dispositivo móvel e que busca levar a informação de maneira mais acessível o quanto é possível, por meio de imagens, reportagens em vídeo e escritas, desde as informações rápidas, como preza o jornalismo on-line, às reportagens aprofundadas, investigativas e analíticas, mas sempre mantendo como ponto central o jornalismo local.

Mas além de celebrar a superação de obstáculos e rememorar a trajetória, 10 anos também é momento de pensar adiante “com um sonho na cabeça, muita força de vontade e os pés no chão”, como o empresário Júnior Alexandre gosta de frisar. Assim como começou, a empresa de comunicação deve continuar seguindo um caminho diverso dos demais portais de notícias alagoanos “buscando suprir lacunas e dando voz àquele povo que nunca teve oportunidade de ter suas histórias ouvidas por quem pode resolver seus problemas”, como afirma Ângelo Farias.


Para o Portal, o caminho do desenvolvimento é ir cada vez mais longe dentro de Alagoas, chegando cada vez mais perto das pessoas, prestando relevante serviço de levar informação de qualidade, ampliando a voz de quem denuncia injustiças e dando oportunidade a essas mesmas pessoas de ter suas histórias e suas riquezas culturais perpetuadas em nossas páginas virtuais.

Além de tantos motivos para comemorar, um dos grandes orgulhos do 7Segundos é de ter servido de escola para jornalistas promissores. Hoje, esses jovens profissionais trabalham juntos com comunicadores experientes, unindo inovação e credibilidade, numa parceria que em muitos casos supera o mero coleguismo e formam sinceras amizades.

A família 7Segundos é hoje composta pelos sócios Júnior Alexandre e Ângelo Farias e suas respectivas esposas, Jacqueline Tenório e Cassiana Silva Farias, e as equipes de Arapiraca - Patricia Bastos, Vilceia Melo, Fábio Lopes, Giovanni Luiz, Erick Balbino, Ewerton Silva, Lucas, André e Adriana Tenório; de Maceió - Marcos Felipe, Berg Morais, Ellen Oliveira, Larissa Galvão, Giuliana Albuquerque, Felipe Guimarães, Paula Berle, Taís Albino, João Arthur, Ricardo Alexandre e Emanuele; e Maragogi - Maurício Silva e Isac Silva. Todos trabalham para entregar o melhor jornalismo para seus leitores todos os dias.