Quilombo Lunga e Bureau de Comunicação promovem Festa do Meado de Agosto, em Taquarana
Atividades presenciais serão realizadas apenas para comunidade local; lives e webnários serão transmitidas para o público
O Quilombo Lunga, território quilombola localizado no município de Taquarana, no Agreste de Alagoas, convida a sociedade civil e as comunidades vizinhas para participar da 2ª edição da Festa do Meado de Agosto em pandemia. O evento será realizado de forma presencial e on-line e começa neste domingo (15) com um ritual Afro Brasileiro, às 6h, com o Pai Tonho de Ogum apenas para a comunidade do território.
Este ano, a festa conta com recursos do prêmio de Projetos e Práticas culturais Alagoanas, da Lei Aldir Blanc, um auxílio financeiro emergencial para o setor cultural durante a pandemia de Covid.
O evento vai contar com oficinas de capoeira e dança afro, seguindo todos os protocolos sanitários para evitar contágios da Covid-19.
Lives e webinários com representantes do Quilombo Lunga e integrantes de movimentos sociais também serão realizados com o apoio do Bureau de Comunicação Comunitária, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Pró-reitoria de Graduação (Prograd-Ufal).
A Festa do Meado de Agosto acontece há mais de 200 anos presencialmente em homenagem às tradições quilombolas em Alagoas e à Mestra Firmina Mercê de Jesus, a quilombola mais velha do território Lunga, que já faleceu. Porém, por causa da pandemia, a festa será realizada de forma híbrida.
“Estou feliz e ao mesmo tempo triste porque não poderemos estar todos juntos para celebrar a nossa fé. Mas a distância também é próxima para o bem de todo mundo. Essa data é muito valiosa, nos traz fortalecimento, nos traz fé, sabedoria e inteligência. Além disso, conhecimento e tradição, para que possamos passar de geração a geração”, diz a representante do território Lunga e bisneta de Mestra Firmina, Antônia do Espírito Santo.
As lives vão acontecer do dia 16 ao dia 21 de agosto nos Instagrams @bureaucomunitario e @quilombolunga. Já os webinários serão transmitidos do dia 21 ao dia 24 do mesmo mês no canal da Prograd Ufal, no YouTube.
Colheita sagrada no meado de agosto
A bisneta da Mestra Firmina, a agricultora Antônia do Espírito Santo, conhecida como Tonha, conta que a festa é simbólica porque comemora a colheita dos trabalhadores da região depois de meses esperando o plantio florescer. Segundo ela, essa comemoração significa que eles estão colhendo a vitória por ter o alimento que sustenta centenas de pessoas da localidade.
Confira abaixo a programação completa:
Festa do Meado 2021
Interna, somente para comunidade - presencial
15/08
6h - Ritual Afro Brasileiro – Catiço Palácio de Ogum, com o Pai Tonho de Ogum
12h -Novena, terço e procissão
15h-Oficina Capoeira Arte Brasil de Daaças Afro Brasileiras, com o Professor Bico de Fulô (fechada para alunos dos Quilombo)
Atividades on-line
LIVES
16/08
14h“Artesanato em Retalhos Quilombolas”, com Mestra Cistina
17/08
14h “Cultura Alimentar e Ancestralidade do Umbu”, com Mestra Tonha do Espírito Santo
18/08
14h “Capoeira Dança e a Festa do Meado Capoeira Arte Brasil”, com Bico de Fulô
19/08
14h “Artesanato em Madeira e Brinquedos Quilombolas”, com Mestre Capote e Bico de Fulô
20/08
14h“O Palácio de Ogum e a Festa do Meado”, com Pai Tonho de Ogum
21/08
19h “Afroempreendedorismo e comunidades Tradicionais”, com Jonathan Silva (Rede CenAfro), Bico de Fulô e Keka Rabelo
25/08
14h"Quilombolas e direitos humanos", com Jeferson Santos (ineg), Manuel Oliveira (Ganga Zumba), Genilda Quilombo Carrasco (Dandaras)
26/08 14h "Êxodo Quintal Cultural, Quilombo Lunga, Festa do Meado de Agosto e a rua Sol Nascente", com Rogério Dyaz e Antônio Severino
WEBINÁRIOS
21/08:
“Mulheres dos Quilombos e Direitos Humanos”
Mediação:
Antonia do Espirito Santo – Quilombo Lunga
Genilda – Quilombo Carrasco Arapiraca – Dandaras
Maria José Secretária dos Direitos Humanos (SEMUDH)
Lenilda Luna e Sandra Sena – Marcha Mundial dasMulheres
Debora Nunes - MST
Berenita - Ganga Zumba
Elida Miranda - Partido dos Trabalhadores
22/08
“Atuação da Capoeira na Festa do Meado” ´
Mediação – Bico Fulô Capoeira Arte Brasil
Professor Cocão – AFCAL – Capoeira Água de beber
ContraMestre Lagoa – Capoeira Nação Alagoas
Denis Angola – Capoeira Lua São Jorge
Mestre Índio – Capoeira Tapurumã
Sirlene Gomes - Águia Negra
23/08
“Hip-hop territórios e direitos humanos”
Geysson Santos - Ineg e Cia Hip-hop
Alyne Sakura - Blog da Sakura
Jani li -
Diego Verdino - NoizqueFais
Di ferrari - Pdi
Tuiba
Júnior Brow
24/08
“Quilombo lunga festa do meado e todas as artes”
Alyne Sakura - Blog da Sakura
Eduardo Pau e lata
Coletivo Heteaçã
Rogério Dyaz - Quintal cultural
Sirlene Gomes - Águia Negra
Toni Edson - ETA
Vitória Paixão - Quilombo Serra Verde
Rackel Vieira - Cia Insanos de Teatro
Udson Pinheiro - Teatro do Oprimido em Alagoas
Rosana Dias
Últimas notícias
Polícia Militar apreende quatro armas e drogas durante operações no interior
Bebê com cardiopatia toma banho de sol pela 1ª vez no Hospital da Criança
Laudo do IML descarta conjunção carnal em denúncia de abuso em escola de Maceió
CPMI do INSS: deputado Alfredo Gaspar pede prisão de Lulinha
Restaurante popular Jerimum encerra Nutri + Março dia 30 com programação especial em Arapiraca
Luciano Barbosa inaugura Memorial da Mulher e praça em Arapiraca nesta segunda (30)
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
