Prefeitura de Arapiraca alerta para cuidado materno e neonatal seguro
A campanha tem como objetivo sensibilizar todas as partes interessadas para que intensifiquem as ações necessárias para garantir um parto seguro e respeitoso às gestantes

Na próxima sexta-feira (17), o mundo celebra o Dia da Segurança do Paciente. Este ano, os olhos da Organização Mundial da Saúde (OMS) estão voltados para o “Cuidado Materno e Neonatal Seguro”. A campanha traz o slogan “Aja agora para um parto seguro e respeitoso!”.
A campanha tem como objetivo sensibilizar todas as partes interessadas para que intensifiquem as ações necessárias para garantir um parto seguro e respeitoso às gestantes.
De acordo com a coordenadora de Saúde da Criança, Irly Valeriano, em Arapiraca a campanha é colocada em prática junto a Coordenação de Saúde da Mulher. “Nosso foco está em promover diálogo em prol da redução da taxa de mortalidade de mães e bebês, garantindo os direitos básicos do parto e nascimento seguros em nosso país”, explicou a enfermeira.
Segundo estimativas da própria OMS, no mundo 287 mulheres morrem por ano devido a complicações relacionadas à gravidez e ao parto. São cerca de 800 mortes por dia.
“Especialistas apontam que 90% das mortes são consideradas evitáveis. A OMS revela que 6.700 recém-nascidos morrem todos os dias. Esse número representa 47% de todas as mortes em menores de 5 anos. A maioria das mortes maternas são evitáveis, pois as soluções de cuidados de saúde para prevenir ou administrar complicações são bem conhecidas”, continuou Irly.
As principais complicações, que representam quase 75% de todas as mortes maternas, são: hipertensão, hemorragias graves, infecções, complicações no parto e abortos inseguros.
Uma vez que os cuidados com a maternidade também são afetados por questões de igualdade de gênero e violência, as experiências das mulheres durante o parto têm o potencial de empoderar ou infligir danos e traumas emocionais a elas. Por tanto é imprescindível que as boas práticas sejam adotadas nos serviços que prestam assistência materno-infantil.
Atualmente, Arapiraca conta com 40 Unidades de Saúde que prestam assistência materno-infantil; além do Espaço Nascer, que realiza pré-natal de Alto Risco e acompanhamento na assistência pediátrica para crianças de Alto Risco.
Últimas notícias

Condutor sofre acidente na rua Estudante José de Oliveira Leite, em Arapiraca

MPAL e DPE entram com Ação Civil Pública por danos morais coletivos contra município de Maceió

Cavalo solto na pista causa acidente na Avenida Josefa de Melo, em Maceió

Rafael Brito destaca desafios e avanços durante Seminário Nacional do Novo PNE em Alagoas

Censo Escolar 2025 tem prazo prorrogado e sistema reformulado para facilitar o preenchimento

Seduc oferta 575 vagas de especialização em Gestão Escolar para profissionais da rede estadual
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
