Audiência virtual discute exploração de petróleo por multinacional na região da Foz do Rio São Francisco
ExxonMobil tenta obter licenciamento para fazer perfurações de petróleo que podem impactar ambiente e familias ribeirinhas

Apesar da recomendação contrária do Ministério Público Federal, a partir das 18h desta terça acontece a audiência pública virtual para o processo de licenciamento das atividades exploratórias da ExxonMobil na zona costeira da foz do rio São Francisco.
A petrolífera chegou a Alagoas de forma silenciosa e está tentando junto ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), permissão para fazer perfurações de petróleo em seis blocos. Eles estão localizado em alto mar, a uma distância de 50 quilômetros da costa, mas ainda assim podem trazer sérios impactos na zona costeira, principalmente na região do Baixo São Francisco, de acordo com a Sociedade Canoa de Tolda.
O relatório de impacto ambiental da ExxonMobil contém falhas técnicas, de acordo com a entidade, que levou o caso à Justiça e pediu a revisão dos parâmetros de mensuração dos riscos em potencial para a população ribeirinha e a biodiversidade no Baixo São Francisco.
Como parte do processo de licenciamento, a multinacional convocou audiência pública virtual, que foi rejeitada pelo Ministério Público Federal, através das regionais de Sergipe e Alagoas, que tentaram por meios judiciais suspender o evento virtual. O argumento é que a realização da audiência, por meio virtual, dificulta o acesso à discussão por parte da maioria das populações ribeirinhas que podem sofrer com o impacto do empreendimento, como os moradores dos municípios de Piaçabuçu, em Alagoas; e Brejo Grande e Pacatuba, em Sergipe.
Veja como participar da audiência pública na imagem abaixo:

Últimas notícias

Idoso de 69 anos fica ferido após atropelamento em Penedo

Obra interdita Av. Comendador Leão, no Poço, até domingo (6)

Curto-circuito no sistema de energia solar provoca princípio de incêndio no prédio da Justiça Federal

Morre aos 93 anos o pastor Gedelti Gueiros, fundador da Igreja Cristã Maranata

Homem de 20 anos é assassinado a tiros no Canaã, em Maceió

Motorista perde controle de caminhonete e invade calçada em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
