Funcionários da Casal no Agreste participam de ação sobre saúde mental
A ação foi realizada em virtude da campanha nacional “Setembro Amarelo”, a qual tem como objetivo a prevenção ao suicídio, que foi iniciada em 2015

Na manhã desta terça-feira (14), funcionários da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) participaram de uma ação de um momento de reflexão sobre saúde mental na sede da Unidade de Negócio Agreste, em Arapiraca. O tema principal da palestra ministrada pela psicóloga Cledja Barros era “Os problemas psicológicos pós-Covid”.
A ação foi realizada em virtude da campanha nacional “Setembro Amarelo”, a qual tem como objetivo a prevenção ao suicídio, que foi iniciada em 2015. “Este é um tema totalmente atual e o debate nos incentiva a sermos mais empáticos e observarmos nossos pares, no sentido de estarmos atentos aos sinais que as pessoas apresentam diante de um problema de saúde mental”, explicou a gerente Aparecida Torres.
Além da palestra, foram distribuídos panfletos com dizeres de incentivo ao cuidado psicoemocional. A atividade foi promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) em um dos Centros de Reservação e Distribuição do município.
Saiba mais sobre a campanha:
As razões podem ser bem diferentes, porém, muito mais gente do que se imagina já pensou em suicídio. Segundo estudo realizado pela Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar um fim à própria vida e, desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso. Em muitos casos, é possível evitar que esses pensamentos se tornem realidade.
Fique atento aos sinais:
– Isolamento;
– Mudanças marcantes de hábitos;
– Perda de interesse por atividades de que gostava;
– Descuido com aparência;
– Piora do desempenho na escola ou no trabalho;
– Alterações no sono e no apetite;
– Frases autodepreciativas.
A ajuda pode vir de um amigo, parente, colega de trabalho ou escola, professores, ou alguém que está próximo a quem precisa e também dos voluntários do CVV, que são treinados para conversar com pessoas que estejam passando por alguma dificuldade e que possam pensar em tirar sua vida. Para conversar com um voluntário, basta ligar para o telefone 188, gratuito, que funciona 24 horas. Também é possível mandar um e-mail ou falar pelo chat, que podem ser acessados pelo site www.cvv.org.br.
Últimas notícias

Deputada Cibele Moura visita ONG com Leopoldina Amorim, ex-prefeita de Maribondo

Mulher é encontrada morta dentro de carro em Igaci; homem que estava com ela está internado

Lula diz ao New York Times que soberania e democracia são inegociáveis

Identificado piloto australiano que morreu em queda de avião com cocaína em Coruripe

Polícia Militar apreende arma de fogo e mais de 6Kg de drogas em ocorrências na capital e interior

Chuva de granizo interrompe show em BH e causa prejuízo de mais de R$ 20 mil
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
