[Vídeo] Agentes comunitários de saúde e de combate à endemias de Arapiraca reivindicam reajuste salarial
Secretária de Saúde, Luciana Fonseca, compareceu à manifestação e declarou apoio à causa
![[Vídeo] Agentes comunitários de saúde e de combate à endemias de Arapiraca reivindicam reajuste salarial](https://img.7segundos.com.br/_lg3ZGQ2uT-a1xxrPdYHKTtss8w=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/protesto-arapiraca-3.jpg)
Na manhã desta quarta-feira (15), os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate à endemias (ACE) realizaram uma manifestação para reivindicar o reajuste do piso salarial da categoria. A manifestação aconteceu em frente à Câmara Municipal de Arapiraca.
O objetivo dos agentes é sensibilizar as autoridades políticas para que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 22, que corrige a política de reajuste do piso salarial nacional da categoria, seja colocada em votação e aprovada no Congresso Nacional.
Cerca de 40 mil profissionais em todo o Brasil, entre agentes comunitários de saúde e de combate à endemias, aguardam a aprovação da emenda e fazem manifestações nesta quarta. Em Arapiraca, a categoria é composta por 700 agentes.

Manifestação em Arapiraca: Foto: Vilceia Melo/7 Segundos
De acordo com uma das representantes da categoria, Hilda Angélica Correia, as entidades estão realizando uma sequência de reuniões e encontros nos municípios maiores de Alagoas para sensibilizar o presidente da Câmara Arthur Lira em pautar a PEC 22. Ela destacou que a PEC está pronta para ir ao plenário e aguarda a votação.
“Nós estabelecemos uma mesa de diálogo com o Arthur Lira, com a Câmara Federal entregamos a ele, a pedido dele, o impacto no orçamento e agora estamos aguardando o diálogo dele com o governo”.
Ela ainda destaca que no ano que vem, os agentes poderão estar com o piso congelado se não houver avanço nas discussões.
O salário atual dos agentes é de R$ 1.550 reais e a proposta da PEC 22 é equiparar o valor a dois salários mínimos.
Após a aprovação da PEC caberá aos gestores dos municipais e as Câmaras fazer a implementação no âmbito do município.
Ainda na ocasião a secretária municipal de Saúde, Luciana Fonseca, destacou a importância dos profissionais e do Sistema único de Saúde (SUS).
“O trabalho de vocês é um trabalho fundamental para que as coisas aconteçam dentro da unidade básica de saúde, o meu desejo é que vocês consigam tudo que vocês reivindicam em prol da melhoria e da qualidade e do exercício profissional de vocês”.
Últimas notícias

Polícia Militar resgata idoso em situação de negligência no Cleto Marques

Polícia Civil prende acusado de estuprar e engravidar criança de 12 anos no Sertão
![[Vídeo] Capotamento em estrada de terra deixa uma pessoa ferida em São Sebastião](https://img.7segundos.com.br/nOwbh86iMeAJPxXLlOc4siDiDdU=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-10-22-at-174908.jpeg)
[Vídeo] Capotamento em estrada de terra deixa uma pessoa ferida em São Sebastião

Engavetamento deixa mulher ferida na Ponte Divaldo Suruagy, em Maceió

Matriz de Camaragibe realiza Dia D da campanha multivacinação

Bombeiros capturam cobra cipó em Unidade Básica de Saúde de Campo Alegre
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg)
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'

Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
