Arapiraca

[Vídeo] Agentes comunitários de saúde e de combate à endemias de Arapiraca reivindicam reajuste salarial

Secretária de Saúde, Luciana Fonseca, compareceu à manifestação e declarou apoio à causa

Por 7Segundos 15/09/2021 11h11 - Atualizado em 15/09/2021 11h11
[Vídeo] Agentes comunitários de saúde e de combate à endemias de Arapiraca reivindicam reajuste salarial
Manifestação em Arapiraca - Foto: Vilceia Melo/7Segundos

Na manhã desta quarta-feira (15), os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate à endemias (ACE) realizaram  uma manifestação para reivindicar o reajuste do piso salarial da categoria. A manifestação aconteceu em frente à Câmara Municipal de Arapiraca.

O objetivo dos agentes é sensibilizar as autoridades políticas para que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 22, que corrige a política de reajuste do piso salarial nacional da categoria, seja colocada em votação e aprovada no Congresso Nacional.

Cerca de 40 mil profissionais em todo o Brasil, entre agentes comunitários de saúde e de combate à endemias, aguardam a aprovação da emenda e fazem manifestações nesta quarta. Em Arapiraca, a categoria é composta por 700 agentes.

Manifestação em Arapiraca: Foto: Vilceia Melo/7 Segundos 

De acordo com uma das representantes da categoria, Hilda Angélica Correia, as entidades estão realizando uma sequência de reuniões e encontros nos municípios maiores de Alagoas para sensibilizar o presidente da Câmara Arthur Lira em pautar a PEC 22. Ela destacou que a PEC está pronta para ir ao plenário e aguarda a votação.

“Nós estabelecemos uma mesa de diálogo com o Arthur Lira, com a Câmara Federal entregamos a ele, a pedido dele, o impacto no orçamento e agora estamos aguardando o diálogo dele com o governo”.

Ela ainda destaca que no ano que vem, os agentes poderão estar com o piso congelado se não houver avanço nas discussões.

O salário atual dos agentes é de R$ 1.550 reais e a proposta da PEC 22 é equiparar o valor a dois salários mínimos.

Após a aprovação da PEC caberá aos gestores dos municipais e as Câmaras fazer a implementação no âmbito do município.

Ainda na ocasião a secretária municipal de Saúde, Luciana Fonseca, destacou a importância dos profissionais e do Sistema único de Saúde (SUS).

“O trabalho de vocês é um trabalho fundamental para que as coisas aconteçam dentro da unidade básica de saúde, o meu desejo é que vocês consigam tudo que vocês reivindicam em prol da melhoria e da qualidade e do exercício profissional de vocês”.