Mundo

[Vídeo] Morador das Ilhas Canárias fala ao 7Segundos sobre erupção de vulcão no arquipélago

A lava atingiu florestas e algumas casas e já se dirige ao Oceano Atlântico

Por 7Segundos 20/09/2021 17h05 - Atualizado em 20/09/2021 18h06
[Vídeo] Morador das Ilhas Canárias fala ao 7Segundos sobre erupção de vulcão no arquipélago
Vulcão em atividade nas Ilhas Canárias, arquipélago que pertence ao governo espanhol - Foto: Cortesia

Neste domingo (19), um vulcão entrou em erupção no arquipélago Ilhas Canárias, que pertence ao governo espanhol, mas fica localizado no Oceano Atlântico próximo ao continente africano.

Até agora não houve registro de mortes, mas a erupção forçou a retirada de cerca de 5 mil pessoas do lugar, dentre as quais, aproximadamente 500 turistas, informaram nesta segunda-feira as equipes responsáveis pela retirada das pessoas. A lava atingiu florestas e algumas casas e já se dirige ao Oceano Atlântico.

Vulcão em atividade na região de La Palma, um dos arquipélagos das Ilhas Canárias. Foto: cortesia  

A erupção ocorre no Parque Cumbre Vieja, uma região menos povoada do arquipélago de La Palma. O vulcão do parque Cumbre Vieja estava sendo monitorado desde quando começou a dar sinais de recuperação de sua atividade sísmica.

Na última semana, foram registrados mais de 22 mil tremores na área de Cumbre Vieja, uma cadeia de vulcões que teve a última grande erupção em 1971 e é uma das regiões vulcânicas mais ativas das Ilhas Canárias.

Portal7Segundos entrou em contato com um morador do arquipélago Lanzarote para saber como está o clima nas Ilhas Canárias após a erupção do vulcão. Paulo Martins é um maranhense radicado em Maceió que dediciu retomar a vida na Europa e atualmente, mora no arquipélago Lanzarote, nas Ilhas Canárias, que fica a mais ou  menos 1 hora de vôo de La Palma, onde o vulcão entrou em atividade.

Confira o vídeo: