Acidentes

Ataques de pirambebas acontecem pelo terceiro fim de semana consecutivo

Ocorrências registradas pelo Corpo de bombeiros dão conta de três novas vítimas no último domingo (26)

Por 7Segundos 27/09/2021 18h06
Ataques de pirambebas acontecem pelo terceiro fim de semana consecutivo
'Piranhas brancas" ou pirambebas atacam banhistas em Pão de Açúcar - Foto: Reprodução

Mais uma vez, pirambebas, ou "piranhas brancas" atacam banhistas na prainha do rio São Francisco, no município de Pão de Açúcar. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, foram socorridas vítimas de mordidas do peixe nos últimos três finais de semana.

A guarnição da Força Tarefa, que se encontrava na região, prestou atendimento a uma mulher que sofreu uma mordida no pé esquerdo por volta das 14h25; um homem, também mordido no pé poucos minutos depois; e um terceiro homem, de 32 anos, também atacado por pirambeba. Após os primeiros socorros, as vítimas foram orientadas a procurar o posto de saúde.

Os ataques de pirambebas no município de Pão de Açúcar costumam ocorrer nos finais de semana, quando há maior movimento de moradores e de turistas na prainha.

Pirambeba é um peixe conhecido também como piranha-branca, nativo do Brasil e que possui dentes tricúspides (três pontas), o que dá a espécie capacidade de arrancar pedaços de suas presas.

De acordo com moradores da região, os ataques de pirambebas podem estar relacionados à descamação de peixes e ao consumo de alimentos dentro do rio, que podem estar atraindo os peixes.

Em 2016, em decorrência de ataques frequentes de pirambebas, a prefeitura de Pão de Açúcar chegou a instalar telas para impedir a invasão dos peixes na área da prainha. As telas, no entanto, foram retiradas devido impacto ambiental.