Arapiraca

Câmara de Arapiraca realiza audiência pública com ambulantes e representantes da prefeitura

A audiência foi marcada por discussão entre o deputado estadual Tarcizo Freire e representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo

Por 7Segundos com Assessoria 08/10/2021 14h02 - Atualizado em 08/10/2021 15h03
Câmara de Arapiraca realiza audiência pública com ambulantes e representantes da prefeitura
Câmara de Arapiraca realiza audiência pública para debater realocação de ambulantes - Foto: Assessoria

A Câmara Municipal de Arapiraca realizou, na manhã desta sexta-feira (8), audiência pública com ambulantes e representantes da Prefeitura de Arapiraca para debater a realocação da categoria do Bosque das Arapiracas para o parque Ceci Cunha.

O encontro contou com a presença dos vereadores Thiago ML, que presidiu os trabalhos, e também dos vereadores Túlio Freire, Melquisedec de Oliveira, Ginaldo Muniz (Bicudo), Edvânio do Cangandu, Zé Carlinhos e dr. Fábio e da secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Rosa Lira e sua equipe, e do deputado estadual Tarcizo Freire, representando a Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE/AL).

A audiência pública foi proposta pelo vereador Túlio Freire, que iniciou seu pronunciamento, deixando clara a sua posição contrária a esta remoção, a que ele chamou insensível, onde segundo ele, depois de enfrentar um período de pandemia e já ter formado a sua clientela, os ambulantes deixam um local onde o fluxo de pessoas é intenso, para se instalarem em um local sem nenhum movimento, só trazendo prejuízos financeiros aos ambulantes.

Com o plenário tomado pelos ambulantes, o presidente Thiago ML, abriu o espaço para que eles expuseram seu descontentamento com a remoção.

Iniciando, a primeira a falar, foi Daniela Silva, que perguntou a secretária Rosa Lira, o por que não deixar que eles trabalhem apenas nos finais de semana até o final do ano, até que as coisas se resolvam. Bastante triste, ela levou uma bolsa de salgadinhos estragados para mostra como prova dos prejuízos à secretária Rosa Lira.

"Aqui está o resultado dessa remoção sem sentido. Um prejuízo para uma trabalhadora que só quer levar para casa, o sustento da família e pagar as contas " disse ela.

Outros ambulantes também usaram a palavra e pediram a secretária Rosa Lira, mais sensibilidade ao problema que se torna social e uma questão de sobrevivência.

Os vereadores Melquisedec de Oliveira e Zé Carlinhos, também se manifestaram favoráveis aos ambulantes, pedindo ao prefeito Luciano Barbosa e a própria secretária, uma solução urgente para que os ambulantes continuem trabalhando e ganhando o sustento da família.

O presidente Thiago ML, também apelou para a sensibilidade do prefeito Luciano Barbosa e da secretária, mostrando que o que está em discussão, não é a beleza da cidade e muito menos o seu aspecto urbanístico, mas a lei da sobrevivência, onde dezenas de pais e mães de família, não querem outra coisa a não ser trabalhar e pagar suas taxas dentro do limite.

Para Thiago ML, a administração municipal não pode continuar só pensando em obras, mas também se adequar a realidade de dezenas de trabalhadores que a cada, vêem os armários vazios de alimentação para os filhos e as costas se avolumando.

"Esta Casa com os 19 vereadores, está pronta para discutir com a administração municipal uma solução urgente e devolver aos pais e mães de família, o direito na Constituição Federal, de ter uma alimentação digna para a família ", disse ele.

Porém, o momento tenso da audiência pública, aconteceu quando o deputado estadual Tarcizo Freire, que representou à Assembleia Legislativa de Alagoas, foi contrário aos argumentos da assistente social da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Lidiane Paes, que argumentou que a administração municipal não poderia liberar à venda de bebidas alcoólicas em espaços públicos, porque estaria descumprindo leis federal, estadual e municipal, por isso, tinha que haver uma discussão sobre o assunto.

"Me orgulho em fazer parte de uma administração voltada para o social, porque estarmos aqui para fazer o que é certo", disse ela.

Neste momento, o deputado Tarcizo Freire, acusou a assistente social Lidiane Paes, de ser arrogante e prepotente e querer defender os interesses da administração municipal.

Tarcizo Freire, disse que já conhecia de outras administrações a arrogância dela, que não deveria está na função que está.

Freire disse que havia chegado para a audiência pública com felicidade, mas ao presenciar a hipocrisia dela, saia dali, com o coração entristecido.

Neste momento, a secretária Rosa Lira, saiu em defesa da assistente social, afirmando aos prantos, que a insensatez do deputado Tarcizo Freire, chegou ao limite, por não conhecer a dedicação da servidora, por isso, ela não admitia que ninguém de sua equipe, fosse maltratada dessa forma.

Ao rebater as palavras da secretária, o deputado também criticou Rosa Lira, ao dizer que ela pertencia ao mesmo grupo, fazendo parte de uma corja só.

Vendo os ânimos bastante acirrados, com equilíbrio, o presidente Thiago ML, pediu que todos mantivessem a calma e que tudo seria resolvido satisfatoriamente.

Ao encerrar os trabalhos , agradecendo a presença dos convidados, Thiago ML, anunciou que logo após o encerramento, seria formada uma comissão de vereadores e representantes da administração municipal, para outra reunião com a secretária ou mesmo com o prefeito Luciano Barbosa, para encontrar uma solução, que seria posteriormente comunicada aos ambulantes.