Negócios

[Vídeo] Expo Bacia Leiteira realizada em Batalha aquece o setor agropecuário em AL

Após uma pausa em 2020 devido à pandemia de covid-19, exposição retorna em 2021 com uma programação vasta e especial

Por 7Segundos 09/10/2021 08h08
[Vídeo] Expo Bacia Leiteira realizada em Batalha aquece o setor agropecuário em AL
Expo Bacia Leiteira está sendo realizada na cidade de Batalha, sertão de ALl - Foto: Ewerton Silva-7Segundos

A 38° edição da Expo Bacia Leiteira chega ao seu último dia superando as expectativas. Considerada uma das mais importantes exposições agropecuárias do nordeste, o evento, que teve início no dia 6 de outubro e prossegue até este sábado (09), retornou em 2021 com uma programação rica e variada, contemplando todo a cadeia produtiva do leite, do grande ao pequeno produtor rural, com palestras, cursos, oficinas, shopping de animais, feira de negócios e tecnologia, exposição de máquinas e implementos agrícolas, isso sem contar com a exposição dos melhores exemplares de animais voltados para a pecuária leiteira, além do torneio leiteiro para a agricultura familiar com premiação de 40 mil reais.

São 460 animais em exposição, sendo que desse total, 80% representam a agricultura familiar, que aos poucos vai tendo acesso ao melhoramento genético através do acesso a cursos de inseminação artificial promovidos no próprio Parque de Exposições Mair Amaral, o que permite a disseminação da técnica de inseminação pelas associações de pequenos produtores rurais espalhadas pela região.

A exposição está sendo prestigiada pelo público em geral e também por técnicos e especialistas do setor agropecuário alagoano, além de políticos, gestores e representantes de entidades que trabalham para o fortalecimento da pecuária e da agricultura alagoana.

Alagoas é um do estados mais respeitados em relação à genética bovina não somente no nordeste, mas em todo o Brasil, e a exposição é uma oportunidade de mostrar o resultado de todo um trabalho voltado com a finalidade de melhorar a qualidade do gado e do leite produzido no sertão alagoano, afirmam os organizadores.

Neste sábado, o governador Renan Filho também confirmou presença na exposição. A partir das 10 horas, ele lança, em Batalha, o programa de Melhoramento Genético Mais Bovinos Alagoas e o programa Mais Leite Alagoas. Na ocasião, Renan Filho também vai anunciar medidas para o equilíbrio do preço do leite, além da construção de 6.457 cisternas.

Ainda no município, o governador e o secretário da Educação, Rafael Brito, assinam convênio com o Instituto Federal de Alagoas (IFAL) para a construção do campus Batalha. Eles também assinam as ordens de serviço para a construção de creches nos municípios de Batalha e Jacaré dos Homens, por meio do programa Creches CRIA, que vai universalizar o acesso a todas as crianças de 0 a 3 anos de idade no estado.