Religião

Solenidade da posse do novo bispo de Penedo acontecerá na tarde desta quarta-feira, 13

A programação da posse do novo bispo de Penedo começará nesta quarta-feira (13) e terminará com missa na quinta-feira (14)

Por 7Segundos 13/10/2021 10h10
Solenidade da posse do novo bispo de Penedo acontecerá na tarde desta quarta-feira, 13
Dom Valdemir Ferreira, novo bispo da Diocese de Penedo tomará posse nesta quarta e quinta-feira - Foto: Geraldo José (Géo)

A solenidade da posse do novo bispo de Penedo, Doim Valdemir Ferreira dos Santos, será na tarde desta quarta-feira (13), a partir das 15h, com um encontro com todo o Clero Diocesano, na Cúria.

Já à noite, a partir das 19h30, a reunião será com os vereadores de Penedo e outras autoridades municipais no Teatro 7 de Setembro, no Centro Histórico da cidade ribeirinha.

Na quinta-feira (15), a partir do meio-dia, Dom Valdemir Ferreira dos Santos participará de um almoço com a presença de bispos de diversas Dioceses, na Residência Episcopal. À tarde, a partir das 15h30, ele sairá em carro aberto em direção à Catedral.

Para encerrar os dois dias de posse do novo bispo de Penedo, será realizada uma missa solene de posse, na Catedral Diocesana, às 17 horas, onde os fiéis poderão acompanhar um dos momentos mais especiais para a Igreja Católica. A transmissão da posse será divulgada pelo canal do YouTube: Catedral Diocesana de Penedo.

Chegada a Penedo


Dom Valdemir Ferreira dos Santos, o novo bispo diocesano de Penedo, chegou à cidade nessa terça-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e dia das Crianças, para dar início a missão à frente da diocese, que abrange 30 municípios alagoanos. O novo bispo chegou a Penedo de balsa pelo rio São Francisco

Biografia


Nascido em 30 de março de 1960, em Nova Canaã (BA), dom Valdemir estudou Filosofia no Seminário Maior do Nordeste de Minas, em Teófilo Otoni (MG). Seus estudos de Teologia foram realizados na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Foi ordenado presbítero em 6 de setembro de 1987, em Ibicuí (BA).

Como padre, teve atuações como membro da equipe de Coordenação da Catequese do Regional Nordeste 3, coordenador da Pastoral Catequética na então diocese de Vitória da Conquista e coordenador da Pastoral Catequética do Sub-Regional V.

Também foi professor no Instituto Diocesano de Filosofia, vice-reitor (1992-1994) e reitor (1995-1996) do Seminário Maior de Filosofia. Foi vice-presidente e depois presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (1996-1997), reitor do Seminário Propedêutico (1997), diretor da Escola de Formação Diaconal Arquidiocesana (2007), entre outras funções. Antes de sua nomeação episcopal, foi membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores, e ecônomo arquidiocesano.

Dom Valdemir foi nomeado bispo de Floriano (PI), pelo Papa Bento XVI, em 17 de março de 2010. A ordenação, com a presença do então arcebispo de Vitória da Conquista, dom Luís Gonzaga Pepeu, e de seu antecessor, dom Geraldo Lyrio Rocha, à época presidente da CNBB, ocorreu em 30 de maio daquele ano.

Em 4 de maio de 2016, foi nomeado bispo de Amargosa, sendo transferido da sede de Floriano. Seu lema episcopal é “Pasce oves meas” (Apascenta as minhas ovelhas) Jo 21,17.