Cultura

Deputado Ricardo Nezinho abre exposição fotográfica do Projeto Raízes de Arapiraca na Casa da Cultura

Evento marcou a programação festiva alusiva à emancipação política da cidade

Por Assessoria 14/10/2021 07h07 - Atualizado em 14/10/2021 07h07
Deputado Ricardo Nezinho abre exposição fotográfica do Projeto Raízes de Arapiraca na Casa da Cultura
Solenidade de lançamento da Exposição Raízes - Foto: Assessoria

Nada melhor do que ouvir a história de uma cidade, contada pelo próprio povo e tendo como testemunhas, as maiores autoridades da cidade, como o prefeito Luciano Barbosa, historiadores, deputados e familiares dos próprios contadores das histórias, que acompanharam todos os seus movimentos, sejam econômicos ou urbanísticos, com sua transformação ao longo de décadas e décadas, se aproximando a um século.

E para mostrar essa transformação através dos tempos, o Projeto Raízes de Arapiraca, idealizado pelo deputado estadual Ricardo Nezinho, faz uma homenagem à Terra de Manoel André através de personagens que ajudaram a escrever esta história e foram testemunhas de muitas outras na Capital do Agreste.

Emoção e lágrimas foram os principais ingredientes da solenidade, principalmente por familiares dos contadores das histórias de Arapiraca, que ao ouvirem os relatos de seus pais, mães, netos e sobrinhos, não contiveram a emoção e deixaram as lágrimas escorregam pelos rostos, misturando alegria e saudosismo.

O ato solene, aconteceu na noite desta quarta-feira 13 de outubro, durante exposição na Casa da Cultura, rua Esperidião Rodrigues, no Centro de Arapiraca.

O evento marca o mês de aniversário de 97 anos de Emancipação Política de Arapiraca .

Mais de 60 imagens de pessoas que participaram dos documentários ficarão expostas na Casa da Cultura numa exposição recheada de conhecimento histórico.

"É uma oportunidade para conhecermos ainda mais sobre todos os processos que levaram Arapiraca a ser tão importante no cenário alagoano. De questões políticas, geográficas, economia, desenvolvimento social, rural, comércio, ou seja, tudo que se refere a Arapiraca fundada pelo sertanejo Manoel André, passa pela Emancipação conquistada pela luta do militar Esperidião Rodrigues, e passos de evolução positiva dados pelos moradores, valorizando ainda mais as histórias contadas por eles”, comentou Ricardo Nezinho.


A exposição, que começou neste dia 13/10 na Casa da Cultura é o pré-lançamento para os documentários que serão exibidos no Cinesystem, dentro do Arapiraca Garden Shopping, no dia 17 de outubro.

Mais de 90 documentários já foram lançados com testemunhos dos personagens, que relatam a visão de testemunhas e protagonistas desta história.
A exposição na Casa da Cultura foi lançada nesta quarta-feira, 13/10, e ficará aberta à população até o dia 16.
Arapiraca completa 97 anos no dia 30 de outubro.

A exposição fotográfica fica para visitação pública até o dia 16.

Durante os pronunciamentos, o primeiro a falar foi o secretário municipal de Cultura, Wellington de Magalhães, que parabenizou o idealizador do projeto, Ricardo Nezinho, colocando a sua pasta à disposição do maior projeto etnográfico do mando, onde já começa ultrapassar fronteiras.

Ao fazer o uso da palavra, o deputado Ricardo Nezinho, disse que a sua felicidade era imensa ao fazer justamente neste 13 de outubro, início das festividades alusivas aos 97 anos de Emancipação Política de Arapiraca.

Ricardo Nezinho, disse que os 61 quadros expostos nas Galerias da Casa da Cultura, traduzam um dos maiores sentimentos do ser humano, o amor pela sua terra natal, que viu crescer, desenvolver e chegar na segunda maior cidade do estado de Alagoas.

Acreditando no sucesso do projeto, que resgata e preserva a história de um povo, Ricardo Nezinho, anunciou que vai chegar a mil pessoas homenageadas.

Ele anunciou também, o pré- lançamento do que ele considera ser, o maior projeto do mundo, no próximo domingo (17), em termos de homenagens numa das Salas do Cinema do Arapiraca Garden Shopping, a partir das 14h, seguindo todos os protocolos da Saúde, por causa da pandemia.

Mostrando um pouco o seu lado emotivo, talvez pela criação dos pais, o ex-deputado Nezinho e dona Paula, Ricardo Nezinho, enalteceu a toda a sua equipe, por está durante às 24h do dia prontos para trabalhar pelo Raízes de Arapiraca.

Nezinho disse ainda que a história do povo arapiraquense ficará registrada em cada lar, em cada casa onde estiver um homenageado narrando a própria existência através dos tempos.

O deputado Ricardo Nezinho, afirmou que esses 200 documentários já à disposição do povo arapiraquense, através do YouTube e nas páginas do Projeto Raízes de Arapiraca, vai aumentar gradativamente, onde pretende alcançar, os mil entrevistados, tornando-se o maior documentário do mundo.

Por fim, ele fez questão de agradecer ao prefeito Luciano Barbosa, por permitir que o projeto faça parte das comemorações alusivas aos 97 anos de Arapiraca.

Como último orador da noite, o prefeito Luciano Barbosa, agradeceu ao deputado Ricardo Nezinho, por permitir que o pré-lançamento da Exposição Fotográfica dos homenageados pelo Projeto Raízes de Arapiraca, desse o ponta-pé inicial com a abertura oficial em comemoração aos 97 anos de Arapiraca.

Luciano Barbosa, ao fazer um paralelo entre um galo e o Projeto, disse: um galo sozinho não tece uma manhã de uma cidade, porque precisa de outro galo cantando em outro local, para poder caracterizar uma manhã, a mesma coisa do Projeto Raízes de Arapiraca, que conta com uma equipe de apoio para fortalecer o projeto.

O prefeito também ressaltou a importância do projeto para a preservação da história de um povo.

Segundo ele, quem não tem passado, também não tem futuro para poder registrar a sua história com a preservação e o resgate dessa história contada por quem viveu e conheceu todos os seus caminhos através dos tempos.

Luciano Barbosa, encerrou parabenizando os homenageados e enaltecendo a iniciativa do deputado Ricardo Nezinho, que criou e idealizou o projeto, deixando para as futuras gerações, a história viva de Arapiraca, contada nos mínimos detalhes por quem viveu e acompanhou a sua trajetória.

O PROJETO 

É um documentário etnográfico sobre os arapiraquenses, por meio de produção audiovisual contando a história de vida de cada entrevistado, sua origem, tradições familiares e sua relação direta com o desenvolvimento social, cultural, político e econômico do município de Arapiraca.O Projeto Raízes de Arapiraca é uma iniciativa do Deputado Estadual Ricardo Nezinho, e visa registrar para esta, e também às futuras gerações, as grandes histórias/fatos/momentos importantes da Terra de Manoel André.O documentário pretende mostrar, através de vídeos e fotografias, a história de pessoas conhecidas e, também, de pessoas simples cuja vida deve servir de estudos para pesquisadores, historiadores e estudantes que queiram saber mais sobre Arapiraca e os seus filhos nativos e moradores da cidade.