Geral

Cães e gatos começam a ser vacinados a partir desta quarta(20) em Arapiraca

Vacinação anitirrábica se estende até 16 de novembro

Por 7Segundos com assessoria 18/10/2021 11h11
Cães e gatos começam a ser vacinados a partir desta quarta(20) em Arapiraca
Cães e gatos em Arapiraca serão vacinados a partir desta quarta (20) - Foto: assessoria

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai dar início, nesta quarta-feira (20), a mais uma Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina. A programação seguirá até o dia 16 de novembro da Zona Rural, e no dia 20 de Novembro acontece o Dia D em toda a Zona Urbana.

De acordo com o coordenador do Centro de Zoonoses de Arapiraca, Emanuel Cardoso, a meta é vacinar cerca de 40 mil animais este ano.

“Nosso objetivo é imunizar 27.420 cães e 12.247 gatos. A adesão da população à campanha de vacinação é importante para que mantenhamos o controle da doença”, explicou Emanuel.

Ainda segundo o coordenador do CCZ, a sede do órgão também funcionará como ponto fixo para vacinação, funcionando de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. O CCZ de Arapiraca fica localizado às margens da rodovia AL-220, 1286, no bairro Canafístula.

É importante destacar que a raiva (ou hidrofobia) é uma doença de caráter infeccioso que é causada por um vírus do gênero Lyssavirus. Esse vírus é capaz de comprometer gravemente o sistema nervoso central, causando grande inchaço no cérebro e, por isso, a raiva é considerada uma doença grave, com um alto nível de letalidade.