Alagoas

Aglomeração em filas bancárias de Alagoas será pauta em Congresso Nacional de Aposentados

O evento acontece de quinta a domingo na capital sergipana, Aracaju

Por 7Segundos 21/10/2021 07h07 - Atualizado em 21/10/2021 07h07
Aglomeração em filas bancárias de Alagoas será pauta em Congresso Nacional de Aposentados
Aglomeração em filas bancárias de Alagoas será pauta em Congresso Nacional de Aposentados - Foto: Ewerton Silva /7Segundos

As filas na porta das agências bancárias de Alagoas mais uma vez têm causado revolta aos clientes, principalmente para a população que tem mais de 60 anos.Em Arapiraca, às 5h da manhã já é possível perceber a fila se formando.

São pessoas de todas as faixas etárias em busca de resolver problemas diversos, desde o recadastramento junto ao INSS, que é feito na própria agência bancária, até pendências referentes a auxílio emergencial e outras coisas.

Membros da Associação de Aposentados e Pensionistas (AApiar) pretendem levar o tema para ser discutido durante o Congresso Nacional de Aposentados, Pensionistas e Idosos (Cnapi), que será realizado desta quinta (21) a domingo (24), em Aracaju-SE.

De acordo com a assistente social voluntária da AApiar, Maria Edégia Vitória Porto, o objetivo é cobrar dos poderes públicos soluções relacionadas às filas, que muitas vezes chegam a ser quilométricas.

"Evito ao máximo ir ao banco, mas infelizmente as vezes é preciso. A maioria dos aposentados que se dirigem até as agências bancárias são deixados no sol quente ou na chuva e sem direito a um copo de água. É injusto para quem trabalhou tanto nessa vida", explicou Edégia.

A presença dos idosos nessas filas poderia ser evitada, já que a prova de vida, que é um dos serviços mais recorrentes para este pública, não precisa ser feita presencialmente, segundo suspensão de obrigatoriedade emitida em setembro.

Em contato com a assessoria de comunicação do INSS em Alagoas, o Portal 7Segundos foi informado de que apenas 13% dos segurados faltam fazer a prova de vida, o que representa uma minoria significativa.

"Esses 13%, caso queiram fazer a prova de vida, podem optar por realizar em qualquer agência bancária e não naquela em que ele é correntista. O procedimento também pode ser feito por procuração biométrica facial ou por visita de servidor do INSS no caso dos idosos com mais de 80 anos ou que tenham impedimentos de locomoção", explicou a assessoria, reforçando que o instituto emitiu uma portaria, na última semana, que regulamenta a prova de vida.

Segundo o documento, a prova de vida passará a ser realizada no mês de aniversário do segurado.

RECORRENTE

Na última terça-feira (19), uma mulher passou mal e desmaiou na frente a uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF) localizada na cidade de Palmeira dos Índios, Agreste alagoano.

Ela estava na fila para retirada da última parcela do Auxílio Emergencial e, após o desmaio, foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A fila para atendimento na caixa econômica estava dobrando a esquina.