Covid -19

Casos de Covid-19 em municípios vizinhos geram preocupação para gestores de Delmiro

Morador do município que foi intubado declarou não ter tomado vacina

Por 7Segundos 21/10/2021 19h07 - Atualizado em 23/12/2021 13h01
Casos de Covid-19 em municípios vizinhos geram preocupação para gestores de Delmiro
A cidade de Delmiro Gouveia está localizada no Sertão alagoano - Foto: Reprodução

Após passar 19 dias sem novos casos e cinco dias totalmente livre da Covid-19, a intubação de um morador de Delmiro Gouveia, que está em estado grave após ser infectado pelo coronavírus, acendeu um alerta nos gestores do município.

De acordo com informações, o paciente - ao receber o primeiro atendimento na UPA do município - declarou não ter tomado a vacina contra a doença. O paciente intubado, no momento, ocupa um dos leitos de UTI do Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS). A unidade hospitalar conta com apenas dois pacientes em tratamento contra a Covid-19, o outro, que não seria morador de Delmiro, ocupa um leito clínico.

O município de Delmiro Gouveia já alcançou 40% da imunização completa da população acima de 12 anos e 90% de imunização parcial desse público (que tomou a primeira dose).

Esse paciente grave e o registro no aumento de casos positivos em municípios vizinhos se tornou motivo de preocupação para a prefeita Ziane Costa (MDB). Ela teme que, devido a grande circulação de pessoas entre Delmiro e cidades como Paulo Afonso (BA) (que está com 70% da ocupação hospitalar), e Piranhas e Água Branca que voltaram a ter casos ativos após um período livres do coronavírus.

"Avançamos muito no combate à Covid-19. Desde o dia 30 de setembro não registrávamos casos da doença em nossa cidade e, o último caso ativo teve alta no dia 15 de outubro. Infelizmente um novo caso foi identificado no dia 19, dando entrada no HRAS. Também estamos observando um aumento significativo dos casos nas cidades vizinhas, onde Paulo Afonso, na Bahia, já registra 28 casos ativos e Água Branca, com 6 casos. É preciso que todos continuem seguindo as normas de segurança sanitária, utilizando as máscaras em locais públicos e higienizando sempre as mãos e objetos. Também faço um apelo para quem ainda não tomou a primeira dose ou está com a segunda dose em atraso. Estamos com as unidades prontas para atender, acolher e realizar a imunização de todos os delmirenses. Somente juntos, iremos vencer esta batalha!", declarou a prefeita Ziane Costa.