Educação

Teotonio e Coruripe integram lista dos 20 municípios com maiores notas em índice sobre Educação

Municípios obtiveram quinta e sétima melhores notas na classificação nacional

Por 7Segundos 24/10/2021 18h06
Teotonio e Coruripe integram lista dos 20 municípios com maiores notas em índice sobre Educação
Sala de aula em Alagoas durante pandemia - Foto: Jonathan Lins/ Ascom

Os municípios de Teotonio Vilela e de Coruripe estão entre os 20 municípios brasileiros que obtiveram melhor nota no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb) 2021. As duas cidades obtiveram a quinta e a sexta melhores notas na classificação nacional, que abrangeu um total de 5.126 municípios em todo o país.

O Ioeb indica as oportunidades educacionais oferecidas para todas as crianças e jovens em um município ou estado, incluindo não só a qualidade da oferta para alunos de escolas públicas ou privadas, como também informações referentes a crianças e jovens que estão fora da sala de aula. A nota leva em consideração três fatores: indicadores de resultado educacional, indicadores de insumos e processos educacionais e de controle de background familiar. A partir desses parâmetros o Índice mede como os municípios e estados contribuem para o sucesso educacional de seus alunos.

A nota de Alagoas foi 4,7, que está na média em comparação com os demais estados. Conforme gráfico divulgado no site do Ioeb, os dados referentes aos municípios de Monteirópolis, Campo Grande, Jequiá da Praia, Roteiro e Flexeiras não foram computados. Os municípios de Traipu e Japaratinga, com notas 3,4 e 3,5 tiveram os piores desempenhos entre os municípios alagoanos.

Na outra ponta, Teotonio Vilela com 6,3 e Coruripe 6,2 não só obtiveram as melhores notas do Estado como também tiveram grande destaque na classificação nacional. Na lista dos 20 municípios com as melhores notas do Ioeb, com exceção dos dois municípios alagoanos, todos os demais são do Ceará. .

Teotonio Vilela, que obteve nota 6,3, ficou apenas 0,5 abaixo dos primeiros colocados do país, Sobral e Cruz, e está classificado como município que apresenta nível de oportunidades otimizado. O município está acima da média nacional e aumentou a nota em um ponto em relação ao Ideb 2019.

O município de Coruripe, que já apresentava nota acima da média nacional desde que o Ioeb foi criado, em 2015, obteve um crescimento de 0,2 entre o índice de 2019 e 2021, alcançando a nota de 6,2. Também obteve classificação de otimizado em relação ao nível de oportunidades na educação oferecidas às crianças e jovens.