Política

Tarcizo Freire cria programa de incentivo à adoção de animais e combate ao abandono

O projeto oferta ações preventivas e assistenciais aos animais que esperam por adoção em abrigos e centros zoonoses

Por 7Segundos com Assessoria 17/11/2021 09h09 - Atualizado em 17/11/2021 09h09
Tarcizo Freire cria programa de incentivo à adoção de animais e combate ao abandono
Deputado estadual Tarcizo Freire - Foto: Assessoria

Visando buscar o estreitamento da relação da população alagoana com os animais e o senso de responsabilidade social, o deputado estadual Tarcizo Freire (PP), protocolou na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), o Projeto de Lei 721/2021, que institui o programa “Adote um Animal”, no estado de Alagoas.

Em tramitação na Casa Legislativa, o projeto que é de sua autoria, oferta ações preventivas, educativas e assistenciais aos animais que aguardam por adoção em abrigos e centros de zoonoses.

“O número de casos de abandono e maus-tratos é muito grande em todo o estado. É necessário um olhar mais atento a essa causa. E adoção é uma solução efetiva para diminuir o abandono. O nosso objetivo através do programa “Adote um Animal”, é reforçar o combate ao abandono e incentivar o acolhimento de animais de estimação, além de melhorar as condições educacionais, e de estrutura como forma de desafogar os centros de zoonoses”, explica Freire.

De acordo com a propositura, o programa visa estimular pessoas físicas e jurídicas, como médicos veterinários, clínicas e pet shops a participarem de ações voltadas a causa e o bem-estar animal. Ofertando seus serviços gratuitamente em troca de permuta ou parcerias.

Com a aprovação do projeto, pet shops, clínicas veterinárias e estabelecimentos do ramo serão obrigados a colocarem cartazes que facilitem e incentivem a adoção de animais.

Pessoas físicas e jurídicas poderão, em parceria com o poder público organizar campanhas relativas ao bem-estar animal, como feiras de adoção, além de campanhas educativas sobre guarda responsável.

O deputado Tarcizo Freire informa ainda que a adoção é um gesto muito nobre, já que melhora a qualidade de vida do animal, evitando que eles fiquem vagando pelas ruas, sofrendo qualquer tipo de maus-tratos. E que o acolhimento desses animais também promove diversos benefícios sanitários à sociedade.