Professores fazem manifestação por canal de diálogo com a prefeitura de Arapiraca
Categoria está mobilizada por alinhamento de folha, para contemplar servidores administrativos e aposentados
Trabalhadores da rede municipal de Educação fizeram uma manifestação, na manhã desta sexta-feira (19), no Centro Administrativo de Arapiraca. Eles queriam ser recebidos pelo prefeito Luciano Barbosa (MDB) e reivindicam alinhamento da folha da Educação, que contemplaria professores, pessoal do apoio administrativo e aposentados.
"Este ano não pode ter reajuste salarial, mas pode ser feito um alinhamento de folha, como o governo do Estado fez. A prefeitura pode repassar o IPCA [índice que mede a inflação], que é de 10,66%. Mas a gente pede 13% de alinhamento de folha, porque o pessoal do apoio administrativo está recebendo menos de um salário mínimo. E a prefeitura tem uma sobra de R$ 16 milhões, valor que é suficiente para fazer esse alinhamento. Mas simplesmente querem dar um rateio, que deixa de fora o pessoal do apoio e os aposentados", declarou Josi Pereira, diretora de Assuntos Educacionais do Sinteal.
Os manifestantes se reuniram na calçada do Centro Administrativo e depois seguiram gritando palavras de ordem pelos corredores da prefeitura. No momento do protesto, o prefeito Luciano Barbosa estava cumprindo agenda no Conjunto Frei Damião.
De acordo com Josi Pereira, a pauta sobre o alinhamento da folha já foi apresentada aos gestores da Educação, em um encontro com representantes do Sinteal que aconteceu na quinta-feira (18). A reunião, no entanto, não foi considerada satisfatória pela categoria.
"Desde o início do ano a gente tenta abrir um canal de diálogo com o prefeito Luciano Barbosa. Vários ofícios foram encaminhados solicitando reunião. Os primeiros, durante a fase mais pesada da pandemia, ele não se deu sequer o trabalho de responder; e os últimos, ele respondeu pedindo pra adiar. Ele não estava presente na reunião de ontem, apenas designou a equipe da Secretaria de Educação para nos receber já com uma fala programada de que nossa reivindicação não vai dar em nada. Isso não é negociação, não é diálogo", ressaltou a sindicalista.
A assessoria de comunicação da prefeitura informou que uma comissão dos trabalhadores da Educação será recebida em uma reunião com data e horário que será confirmado com a Secretaria de Educação e com o prefeito Luciano Barbosa na próxima semana.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
