Abertura do 11º Circuito Penedo de Cinema homenageia personagens do cinema alagoano
O evento ocorre do dia 22 a 28 de novembro e resgata a homenagem ao centenário de Paulo Freire
Teve início, nesta segunda-feira (22), mais uma edição do Circuito Penedo de Cinema. O evento ocorre do dia 22 a 28 de novembro e resgata a homenagem ao centenário de Paulo Freire, trazendo como tema central o cinema e a educação como instrumentos para a garantia da liberdade. A dinâmica deste ano segue em um formato híbrido (presencial e on-line), respeitando as medidas de prevenção contra a covid-19.
A cerimônia de abertura contou com uma solenidade inaugural que homenageou Elinaldo Barros, jornalista e crítico de cinema, o primeiro nome a receber honrarias na história do Festival de Cinema Universitário, realizado desde 2011 pelo Circuito Penedo, e Pedro da Rocha, um dos primeiros curadores do mesmo festival.
O momento de homenagens trouxe os textos de Larissa Lisboa, integrante do Alagoar, e da cineasta Melina Vasconcelos. A leitura foi feita por Rosana Dias, também do Alagoar, e Chico de Assis, apresentador da cerimônia. O professor universitário e coordenador-geral do evento, Sérgio Onofre, também prestou sua homenagem a Elinaldo Barros e Pedro da Rocha, figuras que marcaram a história do Circuito. “Se o evento chegou nesse patamar de consolidação foi porque figuras como essas pavimentaram a estrada do audiovisual alagoano”, destacou.
Vera Rocha, esposa de Pedro da Rocha, esteve presente e se emocionou com o momento de homenagem. “Apesar da dor da perda, é muito especial estar aqui em mais um Circuito. A homenagem foi um momento de resgate dessa trajetória tão bonita”, destacou Vera.
Também estiveram presentes, no palco da solenidade, Ricardo Alexandre Coimbra, representando o Sebrae em Alagoas; o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Maciel Oliveira; o superintendente de apoio à produção cultural da Secretaria do Estado da Cultura de Alagoas, Nilton Muniz; a representante da Prefeitura de Penedo, Aline Costa; o secretário de Estado e Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão; e o reitor da Universidade Federal de Alagoas, Josealdo Tonholo.
Na ocasião, o reitor da UFAL parabenizou os apoiadores do evento e todos que fazem parte da classe artística e cultural de Alagoas, destacando o Circuito Penedo de Cinema como uma oportunidade de reinventar desenvolvimento na região.
O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Maciel Oliveira, também aproveitou o momento para destacar a importância da iniciativa. Em suas palavras, o CBHSF apoia o Circuito Penedo de Cinema por entender que “isso não é gasto ou patrocínio, mas investimento”. “Investir em cultura é investir no povo”, concluiu.
Após a solenidade inaugural, o público ainda pôde curtir a Mostra de Longa Metragem Nacional, finalizada com um bate-papo sobre o filme “Ensaio sobre o fracasso”, dirigido por Cristiano Burlan.
A programação do evento conta com mais de 80 filmes distribuídos no 14º Festival de Cinema Brasileiro, o 11º Festival de Cinema Universitário, o 8º Festival Velho Chico de Cinema Ambiental e a 11ª Mostra de Cinema Infantil. Além disso, também são ofertadas oficinas, bate-papos e debates, apresentações culturais e a feira dos empreendedores. Clique aqui e confira a programação completa.
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
