Produtores rurais alagoanos são apresentados a tecnologias agrícolas de baixa emissão de carbono
O Programa tem previsão de capacitar 600 especialistas e acontecerá no Clube ABC, em Batalha
O Projeto Rural Sustentável Caatinga, em parceria com organizações de Alagoas e Sergipe, coloca em prática ações para adoção de Tecnologias Agrícolas de Baixo Carbono, em parceria com seis Arranjos Produtivos Locais Sustentáveis-APL. O Programa, que tem previsão de capacitar 600 especialistas, será apresentado na próxima quinta-feira, dia 25, às 8h, na sede do Clube ABC, em Batalha-AL, no Sertão alagoano.
As organizações parceiras são FUNPET, Instituto Terra Viva, Instituto Irmã Dorothy-IRDA e SERTA, em Alagoas, a Agendha e o Centro Dom José Brandão de Castro-CDJBC, em Sergipe. Na ação estão envolvidas cooperativas e associações produtivas, formadas por pequenos produtores rurais.
O Encontro dura três dias, de 23 a 25 de novembro, para apresentação da equipe de coordenação e das entidades, além da definição de estratégia de atuação e elaboração de plano de trabalho, para orientação na implementação de tecnologias de baixo carbono. Todas as atividades atendem às medidas de segurança para evitar o contágio pelo novo Coronavírus, com distanciamento, uso de máscara e álcool em gel.
O PRS Caatinga trabalha para evitar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), combater a pobreza e aumentar a renda de produtores no semiárido. A iniciativa começou em 2020 e investiu na qualificação de organizações prestadoras de serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), como estratégia para qualificar o trabalho destes profissionais, que compartilham novos conhecimentos com os produtores.
Em parceria com Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), foi realizado o curso de especialização “Tecnologias de Baixa Emissão de Carbono: Fortalecendo a Convivência com o Semiárido”. Agora, após a sua conclusão, os novos especialistas irão apoiar organizações na implementação de Arranjos Produtivos Locais Sustentáveis, em 37 municípios de cinco estados - Alagoas, Bahia, Pernambuco, Piauí e Sergipe.
“O objetivo é chegar na ponta, na propriedade, no pequeno agricultor, e levar esses novos conhecimentos, mostrando para eles como as tecnologias de baixo carbono se dão na prática. Com o apoio às organizações estamos oferecendo assistência técnica qualificada”, disse Pedro Leitão, diretor do PRS Caatinga.
Sobre o PRS Caatinga
O Projeto Rural Sustentável Caatinga é uma iniciativa financiada pelo Fundo Internacional para o Clima do Governo do Reino Unido, em cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tendo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como beneficiário institucional. A execução do PRS Caatinga é realizada pela Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS).

Últimas notícias
Influenciadora revela fetiche por Papai Noel: 'Os barrigudos são de outro nível'
Canil aposta em Stranger Things para nomear animais e promover adoção
[Vídeo] Carro capota após colidir em mureta na BR-104, em Rio Largo
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$ 61 bilhões em emendas parlamentares
Defensoria Pública inicia atendimento em regime de plantão durante o recesso forense
Abertura do Educar é Massa é marcada por cultura, palestras e exposição
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
