Arapiraca

Mulheres de baixa renda que realizam tratamento contra câncer receberão perucas gratuitamente

Parte dos cabelos utilizados para a confecção das perucas que estão sendo doadas agora foram recebidos graças a campanha Mecha Solidária

Por 7Segundos com Assessoria 25/11/2021 15h03
Mulheres de baixa renda que realizam tratamento contra câncer receberão perucas gratuitamente
Parceria permitirá doação de perucas para mulheres que realizam tratamento contra o câncer - Foto: Rafael Barbosa/Ascom Arapiraca

Quando uma mulher descobre que está com câncer sua vida é abalada. São várias as dúvidas e inseguranças, principalmente quando o tratamento é realizado por quimioterapia. Os efeitos colaterais trazem sofrimento físico e emocional, como fraqueza e diminuição da libido, mas o que ainda é encarado com muita dificuldade entre as pacientes é a queda de cabelo.

Graças a uma parceria firmada, na manhã desta quinta-feira (25), a secretária de Saúde, Luciana Fonseca, recebeu o representante da empresa Perucas Santa Catarina, Tiago Lamego, que realizou a doação de 7 perucas destinadas a mulheres de baixa renda que realizam tratamento oncológico através do Serviço Único de Saúde (SUS).

Parte dos cabelos utilizados para a confecção das perucas que estão sendo doadas agora foram recebidos graças a campanha Mecha Solidária, promovida pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, durante o Outubro Rosa deste ano.

O objetivo é que as perucas doadas sejam devolvidas posteriormente para poder beneficiar outra mulher em tratamento.

De acordo com a secretária Luciana Fonseca, é um prazer firmar parcerias deste nível porque mexem diretamente com a autoestima e qualidade de vida das mulheres arapiraquenses.

“Parabenizo e agradeço a empresa pela disponibilidade e sensibilidade com essa pauta tão importante. Tenho certeza que as mulheres arapiraquenses em tratamento e que não tem condições de comprar perucas como essas vão se sentir muito felizes”, disse a gestora.

Para a coordenadora de Saúde da Mulher, Epoliana Garrote, é uma felicidade para o município ver que esse tipo de ação solidária gera frutos tão importantes para a autoestima das mulheres.

“E nossa campanha continua. Todas as pessoas que quiserem realizar doação, podem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa para poder entregar sua mecha de cabelo. Tenham certeza que este gesto simples fará outra pessoa muito feliz”, disse ela.

Confira as orientações para o preparo do cabelo doação:

- Todos os tipos de fios são aceitos, inclusive com química;
- Os cabelos antes do corte deverão estar limpos e secos;
- Prender os cabelos (rabo de cavalo) e cortar acima do elástico, para que a mecha fique presa no elástico;
- Acondicionar a mecha (presa ao elástico) em um saco plástico.