Menino de 13 anos da Venezuela descobre asteroide e ganha reconhecimento da Nasa
Miguel Rojas, que vive em Barquisimeto, descobriu o asteroide 2021 GG40 ao analisar imagens do telescópio havaiano Pan-STARRS
Miguel Rojas é um menino venezuelano de 13 anos que adora física e buracos negros. Ele passa muito tempo estudando sobre o Sistema Solar, as galáxias e o Universo. Ele estuda na escola Rioclaro, em Barquisimeto, capital do estado de Lara, no oeste da Venezuela.
Em abril do ano passado, o jovem recebeu reconhecimento da Nasa pela descoberta do asteroide 2021 GG40.
“Toda a minha vida me interessei pelo espaço. Desde muito jovem. Meus primeiros livros foram os que me levaram a aprender mais sobre o mundo da astronomia e da ciência”, conta Miguel em entrevista à emissora estatal britânica BBC.
Para conseguir descobrir a rocha espacial, o menino contou com a ajuda da International Astronomical Search Collaboration (IASC, ou campanha internacional de busca de asteroides) que enviou ao venezuelano imagens tiradas pelo telescópio Pan-STARRS, no Havaí (EUA).
A campanha é patrocinada pela Nasa e, na prática, quem concede o certificado com o reconhecimento da descoberta de asteroide é a IASC.
Como se deu a descoberta do asteroide
Segundo a BBC, Miguel Rojas analisou as imagens com um software especial para o qual recebeu treinamento. A partir daí, ele escrevia relatórios, descrevendo todos os objetos que conseguia identificar.
Astrônomos profissionais analisavam os relatórios e comparavam os achados do garoto com um banco de dados de objetos espaciais conhecidos. Quando o cientista confirmou que um dos achados do venezuelano de 13 anos era inédito, foi considerado “descoberta preliminar’.
Em seguida, a descoberta foi enviada a diferentes observadores ao redor do planeta, que apontaram os telescópios para o mesmo ponto no céu. Essa fase pode levar vários meses. Mas quando muitos concordaram que se tratava de um novo objeto, o status mudou para “descoberta provisória”.
Miguel detalhou o novo asteroide, que agora se chama 2021 GG40, em abril do ano passado, mas só em dezembro recebeu o certificado assinado pela International Astronomical Search Collaboration com o carimbo da Nasa e do Instituto de Astronomia da Universidade do Havaí.
O 2021 GG40 não é a única descoberta recente do jovem venezuelano. O amante de astronomia já tem, pelo menos, seis outras descobertas preliminares cujo veredito ainda está esperando, revela a BBC.
“Gostaria de trabalhar na Nasa como engenheiro espacial e dar uma contribuição ao mundo, à humanidade. Esse é o meu sonho. Tenho certeza e aposto muito que a ciência e a astronomia são o futuro da humanidade e da tecnologia”, diz Miguel Rojas à emissora britânica.
Últimas notícias
Jovem é agredida por companheiro dentro de circo e polícia encontra armas escondidas em matagal
Câmara Municipal empossa Rodrigo Cunha como prefeito de Maceió
Motorista diz ter confundido pedais antes de atropelamento que matou irmãos alagoanos
Rodrigo Cunha assume comando da Prefeitura de Maceió e promete dar continuidade à gestão
Operações da PM resultam na apreensão de mais de 40 kg de drogas e 28 armas em uma semana
Operações da PM apreendem armas, drogas e recuperam moto roubada em bairros de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
MPF cobra medidas protetivas ao rio Mundaú e lagoas Mundaú e Manguaba
