Mundo

Santa Isabel, na Argentina, é tomada por besouros. Veja vídeo

A presença dos insetos cresceu nas últimas semanas por causa da onda de calor que afeta todo o sul do continente

Por Metrópoles 14/01/2022 10h10 - Atualizado em 14/01/2022 10h10
Santa Isabel, na Argentina, é tomada por besouros. Veja vídeo
Infestação de besouros na Argentina - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Localizada na província argentina de La Pampa, a cidade de Santa Isabel foi infestada por milhares de besouros na segunda-feira (10/1). De acordo com especialistas, a “invasão” dos insetos se intensificou devido a uma onda de calor que está afetando toda a região sul do continente americano.

Em imagens compartilhadas nas redes sociais, os moradores da região mostram os besouros em caixas, prédios, bueiros, piscinas e parques.

O chefe do Departamento de Polícia de Santa Isabel, Omar Sabaidini, disse em entrevista ao site Info Huella que a quantidade de besouros provocou danos em alguns imóveis.

“A quantidade que existe é impressionante. Em alguns casos, os telhados dos edifícios foram danificados. Na delegacia danificaram o forro e, em um estabelecimento comercial, o teto. Em um posto de gasolina, cobriram os ralos” relatou Sabaidini.

A meteorologista Cindy Fernández explicou, no Twitter, que “há semanas, o oeste dos Pampas vive uma das piores invasões de besouros. Eles tendem a se reunir nas cidades por causa da luz e são muito irritantes e malcheirosos”. Segundo ela, para combater a peste, alguns locais têm desligado a iluminação pública e acendido tambores de fogo para atrair os insetos.

“Eles são inofensivos, mas voam incontrolavelmente e atingem com força tudo o que encontram. O número e o peso desses insetos podem danificar telhados e estruturas”, escreveu Cindy.

Moradores de Santa Isabel, na Argentina, tentam coletar e conter os besouros em tonéis, baldes e bacias Imagem: Reprodução/Redes Sociais