Política

Prefeitos do interior de Alagoas participam de eleição de diretoria de consórcio para cessão do saneamento básico

Na abertura da reunião, o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (MDB), falou da característica peculiar do bloco em comparação com os blocos A, B e C

Por 7Segundos com Assessoria 14/01/2022 14h02
Prefeitos do interior de Alagoas participam de eleição de diretoria de consórcio para cessão do saneamento básico
Prefeito Luciano participa de eleição de diretoria de consórcio para cessão do saneamento básico - Foto: Pablício Vieira/Ascom Arapiraca

A concessão dos serviços públicos de saneamento básico foi tema central, mais uma vez, de encontro de prefeitos e prefeitas do interior de Alagoas na cidade de Arapiraca.

Mais de 20 gestores e gestoras de várias regiões do estado estiveram reunidos, na manhã e início da tarde desta sexta-feira (14), cidade de Arapiraca, para eleger a primeira diretoria do consórcio para cessão dos serviços do saneamento nos municípios.

O colegiado representa o segundo maior bloco de concessão de água em Alagoas, com quase mais de um milhão de habitantes, ficando atrás apenas do bloco A, da Região Metropolitana de Maceió.

A proposta dos prefeitos e prefeitas visa juntar esforços e novos estudos técnicos, para ter uma concorrência financeira atrativa em leilão, com valores justos nas contas de água e faixas amplas de tarifas sociais para a população.

Na abertura da reunião, o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (MDB), falou da característica peculiar do bloco em comparação com os blocos A, B e C.

“Essa formação de bloco é eminentemente uma questão técnica e não política. Estamos aprendendo com as experiências das outras cidades e aprimorando nossos estudos para termos um leilão atrativo, com segurança jurídica e tarifa justa de água e dos serviços para a população”, afirmou.

Ainda durante o evento, a secretária de Serviços Públicos de Arapiraca, a engenheira civil Caroline Valeriano, apresentou aos prefeitos e prefeitas os estudos realizados no município.

Com 249 mil habitantes, o município tem 30 mil residentes na área rural. O levantamento técnico mostra que 93% dos moradores de Arapiraca já contam com os serviços de abastecimento de água.

A segunda maior cidade de Alagoas conta com duas bacias hidrográficas, as do Riachos Piauí e Perucaba. “Nosso estudo foca no controle de perdas, melhorias dos dois atuais sistemas de abastecimento, controle de qualidade dos serviços e tarifas justas”, acrescentou.

Após a apresentação dos dados de Arapiraca, os prefeitos e prefeitas ouviram e debateram propostas com a assessoria dos advogados Fábio Gomes, Helder Lima e Victor Carvalho, que também é procurador-geral do município de Arapiraca.

A deputada estadual Ângela Garrote participou da reunião, juntamente com os gestores e gestoras municipais, que elegeram a diretoria da comissão que vai gerir o consórcio.

O prefeito de Coité do Nóia, Bueno Higino, foi eleito presidente do colegiado, que também é formado pelos prefeitos de Coruripe, Marcelo Beltrão; de Girau do Ponciano, David Barros; de Olho d’Água das Flores, José Luiz, e de Minador do Negrão, Josias Aprígio.

Com a formação do colegiado, os prefeitos e prefeitas assinaram o Protocolo de Intenções para fortalecer a cooperação pactuada do grupo e fazer avançar a articulação com outros entes municipais, estaduais e federais para a cessão dos serviços de saneamento básico nos 20 municípios.