Meio ambiente

Sete municípios do Agreste estão sem água devido ao acúmulo de plantas aquáticas no sistema da CASAL

De acordo com a CASAL, o Sistema Coletivo do Agreste (SCA) está operando com apenas 50% de sua capacidade de captação de água

Por 7Segundos 24/01/2022 12h12 - Atualizado em 24/01/2022 13h01
Sete municípios do Agreste estão sem água devido ao acúmulo de plantas aquáticas no sistema da CASAL
Moradores da Rua Luz Antônio, no bairro Canafístula, estão sem água há cinco dias - Foto: Cortesia / Tatiany dos Santos

Os moradores de um dos bairros mais antigos de Arapiraca, município do Agreste de Alagoas, reclamaram à redação do Portal 7Segundos, no início da tarde desta segunda-feira (24), que estão sem água potável em suas residências há cinco dias.

De acordo com a moradora da Rua Luiz Antônio, a cozinheira Tatiany Araújo dos Santos, de 33 anos, a falta d’agua está acontecendo em todas as casas do bairro, da parte alta à parte baixa da comunidade Canafístula desde a última quinta-feira (20).


Ela afirmou que já ligou para a Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL), mas nenhum funcionário da empresa sabe informar o motivo da falta de água na cidade.

“A gente liga para a Casal e eles dizem que não sabem o motivo da falta de água aqui em Arapiraca. Conhecemos pessoas que moram no bairro Primavera e lá também está faltando água nas torneiras das casas”, afirmou Tatiany dos Santos.

Plantas aquáticas


Nesta segunda-feira (24), a Casal informou por meio de matéria no site da companhia que a falta de água está acontecendo devido ao aumento da vazão do rio São Francisco, uma vez que plantas aquáticas obstruíram a passagem de captação de água nos conjuntos de motobombas números 3 e 1 e por esta razão o Sistema Coletivo do Agreste (SCA) está operando com apenas 50% de sua capacidade.


Esse problema da obstrução pelas plantas aquáticas foi observado pelos técnicos da CASAL durante este final de semana.

“Diante dessa situação, a empresa parceira Agreste Saneamento está articulando a compra de material para o reparo do motor nº 3 (Modelo Higra) e, também, o conserto do equipamento nº 1 (Modelo Flowserve)”, informou a CASAL no site oficial da empresa.

Segundo técnicos da Agreste Saneamento, a previsão é de que as motobombas sejam consertadas e recolocadas em operação o mais breve possível. Sendo a nº 3 até esta quarta-feira (26), e a nº 1 na sexta-feira (28).

Como consequência, o abastecimento está afetado nas seguintes cidades: Arapiraca (parte baixa), Olho d’Água Grande, São Brás, Campo Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa e Feira Grande.

Traipu – sistema isolado


O município possui um sistema de abastecimento isolado, que tem a captação de água feita no Rio São Francisco. Porém, nos últimos dias, devido a elevação da vazão do rio, houve interrupções em detrimento do acúmulo de plantas aquáticas no flutuante. Nesse sentido, algumas suspensões do fornecimento de água são necessárias para a limpeza do equipamento.