Arapiraca

Durante fiscalização com o 3º BPM, Equatorial flagra furto de energia em estabelecimentos

Representante de um hotel e o dono de um bar foram presos em flagrante e levados até a delegacia para os procedimentos cabíveis

Por 7Segundos com Equatorial Energia 24/01/2022 21h09
Durante fiscalização com o 3º BPM, Equatorial flagra furto de energia em estabelecimentos
A operação foi coordenada pelo 3º BPM com o apoio da empresa de energia Equatorial Alagoas - Foto: Equatorial Alagoas

Seguindo as ações de fiscalização de combate ao furto de energia elétrica, a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), por meio do 3º Batalhão da Polícia Militar (3º BPM), com o apoio da Equatorial Alagoas, realizou, na última sexta-feira (21), ações de fiscalização na cidade de Arapiraca. Na ocasião, o representante de um hotel e o dono de um bar foram presos em flagrante e levados até a delegacia após a constatação de irregularidades em ambos os estabelecimentos.

Durante a primeira ação denominada de “Cat Hotel”, foi constatado que um grande hotel da cidade realizou pela segunda vez um procedimento irregular, violando o lacre do medidor de energia, mais conhecido como “relógio”. O estabelecimento já havia sido autuado no mês de abril do ano passado.

Enquanto o consumo deveria registrar em torno de 24.000 kWh/mês, com o lacre fraudado estava registrando 2.000 kWh/mês. Segundo informações da área de fiscalização da Equatorial Alagoas, o montante de energia não faturada por mês pelo hotel poderia atender ao consumo de cerca de 160 residências durante o mesmo período.

Já segunda ação de fiscalização aconteceu em um bar localizado no bairro Alto do Cruzeiro, onde foi constatada a violação do medidor de energia por meio da instalação de um aparelho que desliga a medição do consumo, que é acionado via controle remoto. O objeto foi apreendido pela polícia no momento da fiscalização no estabelecimento e o proprietário, que também é considerado reincidente, foi levado até a delegacia e indiciado pelo crime de estelionato.

No último dia 20, uma operação da Polícia Militar também realizou a prisão em flagrante do proprietário de um fast-food localizado no bairro da Ponta Verde, em Maceió, que também estava praticando irregularidades no medidor de energia.

O superintendente de Operações da Equatorial Alagoas, Sérgio Valinho, reforça a importância da atuação da SSP/AL e da Polícia Militar durante as ações que estão sendo realizadas, tanto na capital, como no interior do estado. Ele ainda destaca que a empresa está intensificando as fiscalizações não só em residências, mas também em estabelecimentos comerciais para coibir essa prática.

Prática criminosa

A Equatorial Alagoas reforçou que o furto de energia elétrica, conhecido também como “gato” e ao ato de fraudar medidores, é classificado como estelionato e são crimes previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro. Por isso, a importância do combate e inibição dessas práticas para manter a qualidade da energia elétrica distribuída aos alagoanos sem que haja prejuízo, como oscilações e possíveis interrupções aos clientes em situação regular, além de ocasionar diversas consequências para a empresa e para o estado.