Acidentes

Turista de Rondônia é atacado por tubarão em Fernando de Noronha

Ele disse que não havia nenhum salva-vidas na praia e que foi auxiliado por outros turistas

Por 7Segundos com Uol 22/04/2022 17h05
Turista de Rondônia é atacado por tubarão em Fernando de Noronha
Turista de Rondônia é atacado por tubarão em Fernando de Noronha - Foto: Reprodução

Luis Eduardo Barbosa, de 34 anos, foi mordido ontem por um tubarão em Fernando de Noronha, onde passava férias com sua mãe. O turista de Porto Velho teve um tendão do pé rompido e pode precisar de cirurgia, mas recebeu alta após o atendimento inicial.

Luis chegou em Noronha na última quarta-feira (20). Ontem, quando aconteceu o acidente ele fazia um passeio chamado "Ilha Tour", que costuma ser feito no primeiro dia de viagem por passar por quase todas as praias, dando um panorama geral da ilha.

Ao chegar na praia Cacimba do Padre, ele foi orientado que poderia tomar banho de mar. Essa praia é grande e costuma ter muitas ondas, por isso é o principal ponto de surfe da ilha.

Luis relatou ao UOL que a praia estava cheia e que havia muitas pessoas no mar, inclusive crianças. Ele afirma que estava com a água na altura da cintura, mas quando as ondas vinham, mergulhava para não tomar caldo. Quando ele decidiu acompanhar a onda em direção ao raso, "pegando jacaré", sentiu um puxão no pé e ao se virar percebeu que era um tubarão que o havia mordido.

"Quando eu olhei, meu pé já estava arregaçado. Eu comecei a correr com medo de morrer", contou. "Meu medo na hora era morrer de hemorragia, porque saía muito sangue", explicou o turista.

Ele disse que não havia nenhum salva-vidas na praia e que foi auxiliado por outros turistas, inclusive alguns médicos que estavam lá de folga e estancaram o sangramento. Ele então foi levado no carro da excursão para o Hospital São Lucas.

Segundo o hospital, foi feito um raio-x e a sutura no local. Luis explicou que ele recebeu pontos para parar o sangramento, mas que sua ferida ainda está parcialmente aberta porque ele teve o tendão rompido.

O turista recebeu alta porque o caso não foi considerado grave, mas foi orientado a procurar um especialista. Ele, que é acadêmico de medicina, disse que vai procurar um ortopedista e um cirurgião e que corre o risco de perder o movimento dos dedos por causa do rompimento do tendão.

Transferência e custos do tratamento

Para obter o atendimento especializado, Luis precisa sair de Fernando de Noronha, porque lá não há estrutura médica disponível. A Secretaria de Saúde de Pernambuco afirmou em nota que ofereceu a transferência para atendimento hospitalar no Recife, "porém o próprio paciente disse preferir retornar para o estado de origem — Rondônia — para dar seguimento ao seu tratamento junto ao seu plano de saúde."

Luis explicou para a reportagem que preferia ser atendido em Recife, uma vez que em Porto Velho os profissionais não têm experiência com esse tipo de ferimento, mas ele teria que arcar com todos os custos, inclusive de transporte, hospedagem e alimentação, o que não seria viável. Ele então adiantou o voo de volta para casa.

Em seu relato, o turista disse que o atendimento médico que recebeu em Fernando de Noronha foi excepcional, mas criticou o setor administrativo. Ele cobra um suporte financeiro relativo às despesas médicas.

O UOL procurou o governo de Pernambuco, que ainda não respondeu aos questionamentos da reportagem acerca do tratamento de Luis e da segurança da praia.