Comunidade

V encontro "Mamelucando: saber é no Quilombo" acontece neste final de semana em Taquarana

O evento será realizado durante três dias consecutivos de 27 a 29 de maio na Comunidade Quilombola Mameluco

Por 7Segundos 24/05/2022 13h01
V encontro 'Mamelucando: saber é no Quilombo' acontece neste final de semana em Taquarana
Encontro da Comunidade Quilombola Mameluco será realizado de 27 a 29 de maio em Taquarana - Foto: Assessoria de Imprensa / Divulgação

Em sua quinta edição, “Mamelucando: saber é no Quilombo” será realizado na comunidade quilombola Mameluco, na zona rural do município de Taquarana, no Agreste de Alagoas, nos dias 27, 28 e 29 deste mês de maio.

O encontro é realizado há cinco anos pela Associação dos Remanescentes de Quilombo Mameluco, durante três dias consecutivos com uma programação com palestras, rodas de conversa, mesas-redonda e apresentações culturais.

Segundo o coordenador-geral do evento, José Ferreira, conhecido como Zé Duda, a perspectiva da associação quilombola é a de que o engajamento de todos que trabalham para a realização do encontro gere resposta positiva aos participantes na conscientização da permanência à comunidade quilombola na região.

“Estamos empenhados em realizar um encontro significativo em nome da comunidade quilombola e que este esforço seja direcionado para um ato educativo e de reconhecimento, cada vem maior, desta comunidade pelo seu histórico de vida e de humanidade”, ressaltou Zé Duda.


Com a participação das demais comunidades quilombolas do estado de Alagoas, convidados e parceiros, o encontro busca promover o fortalecimento cultural e histórico da comunidade quilombola através do desenvolvimento de atividades que giram em torno das pautas afirmativas organizadas pelas comunidades quilombolas de Alagoas.

De acordo com Amanda dos Santos, que é uma das produtoras do V Encontro Mamelucando, a importância do evento para o quilombo Mameluco e para os quilombos do estado, é o de resgatar a cultura dos antepassados, evidenciando ancestralidade para que as atuais e futuras gerações possam valorizar suas raízes.

“Por muitos anos ser chamado de “quilombola” era sinônimo de vergonha, pois muitos não se aceitavam, não se reconheciam como tal, mas a partir do Mamelucando e outras iniciativas culturais na nossa comunidade, muitas pessoas passaram a perceber que o quilombo é símbolo de resistência e força, e assim começaram a se identificar e a ter orgulho de tal denominação, percebendo a importância que possuem na história e cultura brasileira", disse Amanda dos Santos.


O V encontro “Mamelucando: saber é no Quilombo” tem o apoio da Assessoria Movimento das Comunidades Populares (MCP), Instituto Vozes Quilombolas (IVQ) e o incentivo cultural de Keka Rabelo Produção Cultural e Assessoria de Comunicação.

Para José Bezerra, presidente do Instituto Vozes Quilombolas (IVQ), a organização dos quilombos representa para o Brasil o compromisso coletivo de luta por melhorias sociais, historicamente negadas pelo Estado.


“Significa ainda a possibilidade de lutar por transformação social, cujo sentido é de superar o capitalismo pelo bem viver ou o socialismo. O Brasil teve nos Quilombolas um dos agentes importantes no processo civilizacional, porque foi por meio deles que se pode falar em liberdade antes mesmo da revolução francesa. E antes de outro movimento de libertação nacional”, destacou ele.

O V encontro "Mamelucando: saber é no Quilombo" é gratuito e direcionado aos quilombos de todo o estado. Acontecerá na comunidade quilombo Mameluco, localizada na zona rural de Taquarana, a partir das 19 horas com a seguinte programação:

27/05 – Sexta-feira:

Boas-vindas e recepção das comunidades
19h00 – Jantar
19h30 – Abertura com a oração tradicional
20h10 – Palestra “Educação escolar Quilombola”
Palestrante: Professor Bezerra e Professor Josimar
22h00 – Descanso

28/05 – Sábado

7h00 – café da manhã
8h30 – Roda de conversa “Análise de conjuntura: Inclusão à libertação?”
Coordenação movimento das Comunidades Populares (MCP)
10h30 – Lanche
11h00 – Continuação da roda de conversa “Análise de conjuntura: Inclusão à libertação?”
12h00 – Almoço
14h00 – Mesa redonda “Educação Escolar Quilombola”
15h00 – Apresentação Cultural Pérola Negra do Poço do Lunga Coité do Noia
15h30 – Lanche
16h00 - Apresentação da equipe Cavalaria São José
16h40 – Capoeira: Mestre Bico de Fulo
17h40 – Tempo livre.
18h00 – Jantar
19h00 – Apresentação do Candomblé do mestre Jorge Costa

29/05 – Domingo

7h30 – Café da manhã e despedida