Guedes: Com reeleição, vamos privatizar Petrobras; se PT vencer, haverá estagnação
Em Davos, ministro falou sobre as perspectivas da economia brasileira diante das eleições presidenciais
Caso o presidente Jair Bolsonaro seja reeleito em outubro, será retomada a agenda de reformas, inclusive com a privatização da Petrobras. A avaliação é do ministro da Economia, Paulo Guedes. Mas, caso as urnas deem vitória ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro prevê “estagnação econômica e aumento de impostos”.
Durante entrevista coletiva após participar do Fórum Econômico Mundial em Davos, o ministro Guedes falou sobre as perspectivas da economia brasileira diante das eleições presidenciais.
Em caso de reeleição de Bolsonaro, o ministro prevê manutenção da maioria governista no Legislativo e avanço da pauta econômica. “Com esse Congresso mais de centro-direita, vamos ampliar as reformas. Vamos privatizar a Petrobras, vamos fazer mais acordos comerciais, como com a Ásia. Vamos fazer bem mais do que nós temos feito até agora”.
Guedes também falou sobre a hipótese de vitória de Lula. Sem mencionar partidos ou nomes e se referindo a governos passados como “sociais-democratas”, o ministro disse que é possível prever o que deve acontecer com base no que ocorreu nos últimos governos.
“Temos o ‘track record’ deles de 30 anos. É estagnação econômica, aumento de impostos, endividamento”. Track record é um termo econômico sobre a observação do passado como indicador de possível comportamento futuro.
O ministro, porém, reconheceu um fato positivo de governos passados. “Eles têm um mérito: a inclusão dos mais frágeis no Orçamento público. É o coração macio, mas cabeça dura”, comparou, ao citar que é correta a proteção aos mais pobres, mas que as demais políticas econômicas são equivocadas.
No fim da entrevista, Guedes foi perguntado sobre a chance de voltar como ministro da Economia do Brasil na próxima edição do Fórum Econômico Mundial, em janeiro de 2023. Portanto, após as eleições presidenciais. E o ministro brincou com os jornalistas. “A pizza já está combinada”, respondeu. “Se eu voltar, vocês pagam. Se eu não voltar, vocês comerão a pizza por minha conta. Mesmo sem estar aqui”.
Últimas notícias
[Vídeo] Veja momento em que carro desgovernado atinge canteiro na Av. Fernandes Lima
Cooperativa Alagoana dos Catadores de Materiais Recicláveis do Litoral Norte convoca Assembleia Geral Extraordinária
Bicho‑preguiça resgatado em ônibus entre Coqueiro Seco e Maceió recebe cuidados no CETAS
MP atende pedido da Câmara de Maceió e vai criar grupo de trabalho para cobrar BRK
Leonardo Dias aprova lei que cria Ambulatório de Amamentação em Maceió
Moraes assume presidência temporária do STF e recebe homenagens
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
