Equatorial afirma que medidores substituídos no Planalto estavam fora do padrão
Colocação de dispositivos em postes na calçada é permitida por órgão regulador, afirma empresa
Após reclamação dos moradores da rua Maria Genusir Soares, no bairro Planalto, sobre a colocação dos contadores de energia residenciais em postes instalados pela Equatorial na calçada de residências, a empresa emitiu uma nota de esclarecimento informando que a mudaça foi feita em unidades consumidoras, cujo equipamento está fora do padrão.
Conforme a empresa, o dispositivo que foram substituídos estavam instalados em postes de jardim na parte interna das residências e representavam risco de acidentes.
Os moradores reclamam que, além do risco de choque elétrico nos postes, a substituição deixou os disjuntores expostos, possibilitando que qualquer pessoa que esteja passando na rua possa desligar o fornecimento de energia da residência.
Leia a nota na íntegra abaixo:
Nota de esclarecimento – Ação de Regularização de Padrão
A Equatorial esclarece que, como parte das ações de inspeção de rotina, realizou a substituição dos padrões de entrada em algumas unidades consumidoras no bairro Planalto, no município Arapiraca, região agreste de Alagoas, ao constatar problemas técnicos e de segurança nas instalações.
Durante a vistoria, as equipes técnicas identificaram que o padrão de ligação de alguns clientes estava instalado em postes de jardins, na parte interna das residências, o que não condiz com o padrão de segurança definido pela distribuidora, que segue as normas aprovadas pelos órgãos competentes, e representavam risco de acidentes. Além disso, de acordo com a Resolução 1000 da Aneel, os equipamentos da Distribuidora devem estar acessíveis, isso inclui o ramal de ligação e o medidor. Já o padrão de ligação, ele é responsabilidade financeira do consumidor, mas segue as normas e padrões da distribuidora e deve estar instalado no limite da via pública com o imóvel.
A empresa reforça que toda a ação aconteceu em conformidade com o estabelecido pelo Órgão Regulador e que, o novo padrão instalado, com a fixação do ramal em poste externo, irá oferecer as condições técnicas seguras para o imóvel e ainda contribuir para que não haja impedimento do acesso das equipes em caso de inspeções e ocorrências, a exemplo de falta de energia.
A Equatorial Alagoas ressalta que o procedimento de notificação para que o cliente providencie a externalização do padrão é regulamentado pela Aneel e pode ocorrer em casos de impedimentos consecutivos de acesso ao medidor ou em situações de deficiência técnica. Após a notificação, o cliente terá um prazo para regularizar o padrão conforme normas e padrões técnicos, sujeito a suspensão no fornecimento em caso de descumprimento ao normativo.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas
Últimas notícias
Prefeito Carlos visita início das obras do Novo Mercado de Rio Largo
Lei de Antonio Albuquerque denomina Circuito Leiteiro em homenagem a Paulo Amaral
Palmeira dos Índios alerta para cuidados com caramujo-africano após chuvas
Prefeita de Palmeira dos Índios entrega obras do Canaã neste sábado (29)
Câmeras registram assassinato de instrutor de lutas em São Miguel dos Campos
Prefeito Rodrigo Cunha antecipa salário de agosto para quarta-feira (26)
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
