Agreste

Desvio em Feira Grande deve ser reforçado nos próximos dias, afirma diretor do DER

Gazzaneo afirmou que destruição de estrutura alternativa por conta das chuvas surpreendeu

Por 7Segundos 03/07/2022 08h08 - Atualizado em 03/07/2022 09h09
Desvio em Feira Grande deve ser reforçado nos próximos dias, afirma diretor do DER
Chuvas provocaram cheia em riacho que corta a AL 485, comprometendo desvio - Foto: Rogério Nascimento/ 7Segundos

O diretor-presidente do Departamentos de Estradas de Rodagem (DER), Helder Gazzaneo, confirmou que o desvio construído na rodovia AL485, no povoado Baixa da Onça, em Feira Grande, deve ser reforçado nos próximos dias. O gestor fez o anúncio durante entrevista coletiva na noite de sábado (02), em que o governador Paulo Dantas (MDB) anunciou medidas para ajudar os municípios atingidos pelas chuva.

“As chuvas anteriores destruíram totalmente a ponte de Feira Grande. Quando soubemos do ocorrido, fomos para o local de decidimos construir uma alternativa, uma passagem molhada ao lado de onde estava a ponte. Construímos e liberamos o tráfego na semana passada e ontem [sexta, 01 de julho], para a nossa surpresa, as chuvas destruíram parte dessa passagem molhada”, explicou Gazzaneo.

A enxurrada do rio Perucaba, que na região é conhecido também como riacho Jurubeba - provocada pelas fortes chuvas que caem desde a sexta-feira destruiu parte da estrutura recém-construída de canos de concreto, pedras e barro. Placas de sinalização colocadas para orientar motoristas chegaram a ser derrubadas.


Quando a correnteza diminuir, a passagem molhada deve ser reconstruída. “Vamos também subir um pouco o nível para que, se as chuvas voltarem com intensidade, não seja interrompido o fluxo de veículos e pessoas”, explicou.

Durante a coletiva, o diretor do DER afirmou que, apesar do trecho da AL485 estar intransitável, os moradores de Feira Grande e de outros municípios da região podem acessar uma rota alternativa, que tem 14 quilômetros a mais de distância até o município de Arapiraca.

“Queremos pedir a compreensão de todos a população da região e dizer que o governo está trabalhando para reconstruir a ponte”, declarou, explicando que, em decorrência da enxurrada, o projeto da nova ponte deverá ter uma extensão maior que a antiga, que tinha 15 metros.