Agreste

[Vídeo] Enchente do rio Coruripe deixou rastro de destruição em Limoeiro de Anadia

Enxurrada destriuiu pontes e residências; prefeitura contabiliza 110 desabrigados

Por 7Segundos 04/07/2022 16h04 - Atualizado em 04/07/2022 20h08
[Vídeo] Enchente do rio Coruripe deixou rastro de destruição em Limoeiro de Anadia
Ponte na entrada de Limoiro foi destruída pela enchente do rio Coruripe - Foto: Rogério Nascimento/ 7Segundos

O transbordamento do rio Coruripe provocou muitos estragos no município de Limoeiro de Anadia. O acesso principal do município está interditado devido a destruição de uma ponte e um total de 10 moradias foram destruídas pela correnteza. Um total de 110 pessoas estão desabrigadas, de acordo com informações da prefeitura, sem contabilizar as famílias que foram se abrigar na casa de parentes.

A primeira-dama de Limoeiro de Anadia, Heloísa Ferreira, afirmou que a Escola Nossa Senhora da Conceição está servindo de ponto de referência para recebimento de donativos e abrigo para as famílias que perderam tudo. A prefeitura está fornecendo refeições, entregando donativos e colocou máquinas e caminhões nas ruas, para fazer a limpeza e ajudar os moradores que perderam móveis e eletrodomésticos com as chuvas.

"Estamos agradecidos aos empresários, que se comoveram com a situação, e com as pessoas também. As comunidades estão se reunindo e trazendo alimentos e roupas", declarou, ressaltando que está surpresa com o volume de doações para as famílias desalojadas.


Uma delas é a família de José Paulo. A casa dele foi uma das destruídas pelas chuvas. Ele conta que a enchente foi muito rápida e ele conseguiu sair de casa com a família carregando apenas os documentos. "Pegou todo mundo de surpresa", afirmou, enquanto caminhava sobre os escombros.

A casa onde ele morava ficava na Rua de Baixo, uma das primeiras de Limoeiro de Anadia, e ficava com o quintal virado para o Rio Coruripe. Além da casa dele, outras quatro casas na mesma rua foram destruídas. Nas residências que ficaram de pé após a enchente, as famílias perderam tudo que tinham. A água atingiu mais de um metro e meio de altura em algumas delas, pegando de surpresa até mesmo os moradores mais antigos da região, que nunca viram o rio subir tanto.


De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o rio Coruripe atingiu mais de 10 metros de altura durante a enchente do final de semana. Durante a entrevista coletiva concedida pelo governador Paulo Dantas (MDB), na noite de sábado (02), o meteorologista Vinícius Pinho, da Semarh, usou a situação de Limoeiro de Anadia como exemplo que as enchentes atuais foram ainda maiores que as de 2010.

Ele contou que, na ponte que foi destruída pela enxurrada, a Semarh havia colocado uma régua de dez metros de altura, com o objetivo de monitorar o nível do rio Coruripe na região. Segundo ele, a régua ficou submersa antes de ser arrastada pela correnteza.

Em Limoeiro, seis residências foram destruídas pela chuva na zona urbana e otras quatro na zona rural: uma no povoado Miranda, uma no povoado Camadanta e duas na comunidade Tipi.