Saúde

UPA de Arapiraca registra alto atendimento de pessoas com síndromes gripais

A UPA tem capacidade para realizar 350 atendimentos diários

05/07/2022 08h08 - Atualizado em 05/07/2022 12h12
UPA de Arapiraca registra alto atendimento de pessoas com síndromes gripais
UPA de Arapiraca registra alto atendimento de pessoas com síndromes gripais - Foto: Rogério Nascimento / 7Segundos

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noel Macedo, localizada no bairro Itapuã, em Arapiraca, tem registrado um grande atendimento de pessoas que procuram os serviços da unidade com sintomas gripais . A grande maioria testa positivo para a Covid-19.

Em entrevista ao Portal 7Segundos, a coordenadora de enfermagem da UPA, Maria Genise informou que no último domingo( 03) foram registrados 386 atendimentos. Desse total, 226 apresentavam sintomas gripais com 156 pessoas que testaram positivo para Covid-19.

A boa notícia é que quase a totalidade das pessoas que testam positivo para a Covid-19 apresentam sintomas leves, pois a maioria das pessoas já foram já foram vacinadas.

Para os pacientes que apresentam algumas complicações em consequência , a UPA de Arapiraca dispõe de dois leitos para internação. Os casos mais graves são encaminhados ao Hospital de Emergência do Agreste (HEA).

A UPA de Arapiraca, inaugurada em dezembro do ano passado, atende a 17 municípios que compõem a 7ª Região de Saúde de Alagoas e funciona 24h por dia e tem capacidade de 350 atendimentos diários. 


Especialidades


A UPA é referência nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia, disponibilizando leitos de observação e de urgência. Além de consultórios, salas de nebulização e gesso, a UPA de Arapiraca vai contar com laboratório e também irá realizar exames de raios-X e eletrocardiograma.

Regionalização


UPAs – A UPA Arapiraca é mais uma ação do Plano de Regionalização da Assistência Pré-Hospitalar em Alagoas. Maceió conta com as UPAs Jacintinho, Tabuleiro do Martins, Cidade Universitária e Jaraguá, construídas integralmente com recursos próprios do Governo do Estado.

A capital tem, ainda, as UPAs Trapiche e Benedito Bentes, que foram equipadas pelo Estado e entregues à população. Também será inaugurada, em breve, a UPA Chã da Jaqueira, em Maceió, que também está sendo construída com recursos próprios do Governo de Alagoas.