Arqueólogos acham munição de mais de 2 mil anos com nomes de deuses gregos
A palavra "vitória" aparece gravada na outra face do projétil que era utilizado em baladeiras, um tipo de estilingue
Arqueólogos encontraram uma munição de cerca de 2 mil anos com o nome dos deuses gregos Héracles (ou Hércules) e Hauron (deus das cavernas, montanhas e deserto) em um sítio arqueológico em Yavne, Israel.
A palavra "vitória" aparece gravada na outra face do projétil que era utilizado em baladeiras, um tipo de estilingue. As informações são da Autoridade de Antiguidades de Israel.
De acordo com o jornal israelense The Jerusalem Post, a bala feita de chumbo mede 4,4 cm de comprimento e pode ter sido usada na guerra dos Hasmoneus, uma luta em prol da identidade religiosa judaica. A inscrição com o nome dos deuses tinha, portanto, a função de reforçar o êxito na batalha.
Os diretores da escavação Pablo Betzer e Daniel Varga contextualizaram para o mesmo periódico que no século II a.C os gregos viviam sob ataque do exército Hasmoneus. Estes, por sua vez, buscavam criar um "estado puro" e homogêneo do ponto de vista ritualístico e religioso. "As balas de chumbo, anunciando a vitória iminente dos deuses pagãos de Yavne, são evidências tangíveis de uma batalha feroz que ocorreu na cidade israelense naquela época", afirmam.
A pesquisadora da Universidade Ben-Gurion do Negev, Yulia Ustinova, que teve o desafio de decifrar a mensagem, também declarou que Héracles e Hauron eram os patronos divinos de Yavne no período helenístico.
As inscrições, disse Ustinova, eram usadas para "levantar os ânimos, assustar o inimigo, ou para energizar magicamente a própria munição do estilingue". Ainda nas palavras dela, esta é a primeira evidência arqueológica da dupla de deuses nesta cidade já que até então ambos os deuses apenas haviam sido citados em uma inscrição na ilha de Delos, na Grécia.
A bala milenar é apenas um dos achados da escavação de Yavne, um projeto em andamento e de grande escala que pode trazer outras descobertas. Nesta quarta-feira (13), o Salão de Cultura de Yavne recebe os arqueólogos para que seja feita uma primeira apresentação dos achados do sítio arqueológico, incluindo o projétil.
Últimas notícias
Homem é morto a tiros e suspeito é preso em flagrante no bairro Mangabeiras, em Arapiraca
Lula diz que citou Bolsonaro em reunião com Trump: "É passado"
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
