[Vídeo] Cadeirante não tem como pagar aluguel e há 11 meses mora em ponto de ônibus em Arapiraca
Em situação de extrema pobreza, Cosme sobrevive da solidariedade alheia
A fome e a pobreza bateram recordes no Brasil, de acordo com dados do IBGE divulgados no início do mês. Conforme o estudo, 29,4% dos brasileiros estão abaixo da linha de pobreza e outros 8,4% sobrevivem em situação de pobreza extrema.
Para enxergar o problema não é preciso ir longe, basta um olhar mais atento, como para o cadeirante que passa o dia ao lado de um ponto de ônibus na rua José Jailson Nunes, perto da Câmara, da prefeitura e de outros equipamentos públicos
O cadeirante - que para muitos é apenas mais um nas estatísticas - tem nome: Cosme Serafim Pereira, de 45 anos, que "mora" há 11 meses no abrigo do ônibus. Mesmo sendo beneficiário do Auxílio Brasil, o dinheiro não é suficiente para pagar aluguel, alimentação e todas as despesas de uma casa.
Ele, que tem um problema na coluna que o impede de andar e trabalhar, morava com o pai e um irmão, no bairro Baixão, mas saiu de casa após um desentendimento entre eles. Atualmente, ele vive na companhia de um gato e um cachorro.
O banco do ponto de ônibus é a "cama" na maioria das noites. Quando chove, o jeito é se abrigar embaixo da marquise do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria). Um fino colchão doado é o único "conforto" para a coluna doente dele.
Durante o dia, Cosme Serafim geralmente não vai muito longe, até porque a cadeira de rodas dele não permite. Com a ajuda dos vendedores ambulantes da região, ele consegue água potável e uma tomada para ligar o fogareiro elétrico e preparar refeições, muitas vezes contando também com a solidariedade para obter os alimentos.
O cadeirante afirma que está tentando, junto à prefeitura, conseguir um aluguel social e, no momento precisa de ajuda financeira e de alimentos para se manter. As doações devem ser entregues ao próprio Cosme Serafim, que não tem telefone. O aparelho celular que ele tinha foi roubado em uma das noites, enquanto ele dormia.
Aluguel social
A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, informa que uma equipe da abordagem social vai até o local para orientar o cidadão que está vivendo em situação de rua.
O Município conta, atualmente, com dois importantes órgãos de atendimento a esta parcela da população. O Centro Pop, que funciona durante o dia, e o Abrigo Noturno. Nos locais, os usuários recebem as principais refeições diárias, podem tomar banho e receber atendimentos jurídicos que possam ajudá-los a retomar a vida.
Últimas notícias
Deputado compara demarcação de terras em Palmeira dos Índios ao afundamento do solo em Maceió
Prefeito Petrúcio Barbosa e vice-prefeito alcançam 83% de aprovação à frente da gestão municipal de Igaci
Quem era Wagner Rodrigues, homem que morreu em incêndio em Marechal Deodoro
Febre do skincare infantil escancara tendência da adultização precoce
Teoria sobre relações com colegas de trabalho viraliza; entenda
Polícia Civil investiga incêndio em residência de Marechal Deodoro com morte e tentativa de feminicídio
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
