Defensoria Pública assegura alimentação para presos da CISP de Porto Real do Colégio, após ação judicial
O problema foi denunciado por presos e familiares, e constatado pela Instituição durante uma vistoria realizada no local
O Estado de Alagoas deverá providenciar a alimentação adequada e em quantidade suficiente (três refeições diárias) aos presos recolhidos no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) do município de Porto Real do Colégio. A garantia foi assegurada através de ação civil pública ingressada pela Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL), que teve decisão proferida no mês passado. O processo é acompanhado pela Defensora Pública Daniela Protásio dos Santos Andrade.
Conforme a liminar, o ente público deverá assegurar, também, o fornecimento de água potável e produtos básicos de higiene aos custodiados, sob pena de multa diária no valor de R$ 2 mil, em caso de descumprimento.
De acordo com a Defensora Pública, o problema foi denunciado por presos e familiares, e constatado pela Instituição durante uma vistoria realizada no local, em setembro de 2022. A situação foi confirmada, ainda, pelo Delegado da unidade que afirmou não ser possível disponibilizar alimentação básica para os presos custodiados, mesmo que temporariamente, porque não há espaço físico para instalação de fogão, nem há cozinheiro disponível. Além disso, ressaltou que itens de higiene também não são disponibilizados.
“No que diz respeito especificamente à alimentação, surgem duas possibilidades: ou o Estado, responsável pela custódia dos presos, fornece a refeição ou constrói, no sistema prisional, infraestrutura suficiente para que os próprios presos possam obter sua alimentação. É inadmissível, principalmente nos casos de réus presos advindos de outras comarcas e estados, que às famílias dos presos sejam impostas à obrigação de levar-lhes os alimentos. Especialmente porque, como se sabe, a imensa maioria da massa carcerária é formada por pessoas pobres”, destaca a Defensora Pública.
Últimas notícias
Gustavo Feliciano assume Ministério do Turismo na próxima semana
Nikolas Ferreira reage à cassação de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
Justiça fiscal e proteção social: Governo de Alagoas reafirma compromisso com os mais pobres
Entidades do setor produtivo voltam a alertar para impacto do aumento de impostos em AL
MPAL, MPF e DPE exigem ações da Sesau para promover equidade racial na saúde
Rede pública de Alagoas terá monitoramento pós-parto com projeto de Cibele Moura
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
