Projeto Creche Segura orienta servidores de unidade em Belo Monte
As atividades realizadas são criadas e aplicadas pelos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do Núcleo de Educação Permanente do Samu
O risco de acidentes, a exemplo de engasgo, choque elétrico, fratura, convulsão, afogamento, ferimento, queimadura, parada cardiorrespiratória requer uma maior atenção quando envolve crianças. Pensando em proporcionar mais segurança, a Secretaria Extraordinária da Primeira Infância (Secria) tem realizado semanalmente o Creche Segura. O projeto treina profissionais das creches para atuar de forma ágil, em caso de acidente. Nesta terça-feira (14), o treinamento aconteceu na Creche de Belo Monte.
A ação é uma articulação da Secria, responsável pela logística de deslocamento de profissionais e materiais para as capacitações e articulação com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a parceria do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
As atividades realizadas são criadas e aplicadas pelos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do Núcleo de Educação Permanente do Samu. Em breve, os treinamentos também serão aplicados pelo Corpo de Bombeiros. Com essa parceria, será possível atender um maior número de unidades educacionais.
A Creche Cria em Belo Monte tem 200 crianças matriculadas e mais de 30 profissionais trabalhando integralmente no local. A coordenadora-geral do Núcleo pedagógico de Belo Monte, Josicleide Branco, destaca a importância da iniciativa. “Esse treinamento vai ajudar a salvar vidas e deixar a nossa creche mais segura. É muito importante passar essa segurança para as famílias”, disse.
Para Josicleide, o momento garante uma aproximação maior entre os profissionais da educação e contribui para o aprendizado. “Sinto-me bem mais segura a partir de agora porque é muita responsabilidade lidar com crianças”, observou. Josicleide destacou a atuação da Secria. “O que está sendo feito não é somente a entrega de um prédio maravilhoso. Há uma preocupação com a qualidade do serviço que está sendo feito”, comentou a coordenadora.
O treinamento cumpre exigência da Lei Federal 13.722/2018, a chamada Lei Lucas, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.
Além de Belo Monte, os treinamentos foram realizados nas seguintes Creches Cria: São Luiz do Quitunde; Matriz de Camaragibe; Santa Luzia do Norte; Viçosa; Monteirópolis; São José da Tapera; Marechal Deodoro; Mar Vermelho; São Miguel dos Campos; Batalha; União dos Palmares; Jacaré dos Homens; Pilar e Poço das Trincheiras.
Últimas notícias
Correios preveem poupar R$ 4,2 bi por ano com plano de reestruturação
Pesquisa revela colapso de popularidade e amplia crise na gestão Chico Bezerra em Olho d’Água do Casado
Alex NSC e homem envolvido em confusão se pronunciam após tumulto em show no Jaraguá
Poste energizado provoca morte de cavalo e assusta moradores em Porto Calvo
Barraqueiros rebatem acusação de homofobia após confusão em Porto de Galinhas
Maceió terá queima de fogos de baixo ruído em cinco pontos da cidade
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
