Violência

Mulher trans, vítima de violência em Santana do Ipanema está em coma no HEA

Ela foi encontrada na manhã desta segunda-feira (03) dentro de sua residência desacordada e com vários ferimentos no corpo

Por 7 Segundos 04/07/2023 09h09
Mulher trans, vítima de violência em Santana do Ipanema está em coma no HEA
Grazi - Foto: Reprodução / LGBTQIA+ Santana

A funcionária da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Lageiro Grande na cidade de Santana do Ipanema,   a mulher trans identificada como Grazi está em coma induzido no Hospital de Emergência do Agreste (HEA) em Arapiraca. Ela foi encontrada na manhã desta segunda-feira (03) dentro de sua residência, que fica ao lado do seu trabalho, desacordada  e com vários ferimentos no corpo.

O irmão da vítima, que está ao seu lado no hospital informou que o estado de saúde dela é estável e que ela está sedada e ainda em coma. 

Ele ainda disse que já acordou com a notícia e foi direto para o hospital acompanhá-la e por isso não tinha detalhes do ocorrido. 

A Secretária Municipal de Saúde de Santana do Ipanema, Sibele Arroxelas falou um pouco sobre o trabalho da servidora:“Ela é auxiliar de serviços gerais, diga-se de passagem uma das melhores, já que muitas equipes me pedem pra levar ela pra trabalhar junto. Infelizmente, logo cedo recebemos essa trágica notícia. Estamos aqui na torcida por melhoras dela”, disse.

A notícia foi repercutida nas redes sociais, e muitos conhecidos pediram providências sobre o caso. Dentre eles o perfil LGBTSantana que repudia o acontecido:

"Repudiamos veementemente mais este triste episódio e exigimos uma resposta à altura, com todo rigor da lei, para que casos como este não voltem a se tornar comuns em nosso dia a dia.Nossa luta contra a LGBTfobia é uma luta pelos direitos humanos. É uma luta pela justiça social, pela igualdade e pelo direito de amar e ser amado sem medo. É um chamado para a construção de uma sociedade mais inclusiva, onde todas as pessoas possam viver autenticamente, sem o peso da discriminação. É UMA BATALHA PELA LIBERDADE E PELA VIDA!Com esse acontecimento em vista, reafirmamos o nosso compromisso com o respeito e valorização da pluralidade. Dessa forma, por meio desta, declaramos todo nosso apoio a nossa amada Grazy. Afinal, acreditamos que, juntos, podemos constituir uma sociedade mais justa e sem qualquer forma de preconceito".

A prefeitura de Santana do Ipanema e a prefeita Christiane Bulhões também emitiram notas sobre o caso:

NOTA DE REPÚDIO

A Prefeitura de Santana do Ipanema lamenta e repudia veementemente o ato brutal de violência cometido contra a servidora da Secretaria Municipal de Saúde e mulher trans Grazi, encontrada desacordada em sua residência na manhã de hoje. Rezemos para que Deus restabeleça a sua saúde e uniremos todos os esforços para que a justiça seja feita.

“Recebi com grande indignação e tristeza a notícia dos atos brutais cometidos contra nossa amiga e servidora da Prefeitura de Santana, Gazi. Estamos em oração para que Deus restabeleça a saúde e dê forcas aos seus familiares. Que a justiça seja feita!”, escreveu a prefeita.

Sobre o crime:

A equipe da Polícia Civil sob o comando da delegada Daniella Andrade irá investigar o crime. 

Os agentes responsáveis estiveram levantando informações desde as primeiras horas do dia quando a vítima foi encontrada. A linha investigativa inicial é de que o caso possa se tratar de violência doméstica.