Casal vai gerenciar Canal do Sertão e contribuir para segurança hídrica
Empreendimento terá um fundo de manutenção para garantir a sustentabilidade
A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) poderá ser a gestora do Canal Adutor do Sertão Alagoano, contribuindo, dessa forma, para o melhor uso da água para abastecimento humano, irrigação e outras finalidades e, assim, garantindo mais segurança hídrica. Para isso, o Governo do Estado vai encaminhar um projeto de lei à Assembleia Legislativa Estadual (ALE) que incorpora o Canal ao patrimônio da Companhia.
Caso o projeto seja aprovado, haverá a cobrança do uso da água do Canal por meio de uma política tarifária a ser implantada, por meio da criação de um fundo de manutenção, que já está previsto no PL, o qual vai dar sustentabilidade ao empreendimento.
A própria Casal, enquanto gestora, deverá contribuir para esse fundo a partir da água bruta que retirar para tratamento. Outros usuários de grandes e médios volumes também serão cobrados.
Depois de tratada, a água retirada do Canal será repassada pela Companhia para as concessionárias privadas vencedoras dos leilões de saneamento e que são responsáveis pela distribuição aos moradores, como já ocorre em outras regiões do estado.
Mesmo com a transferência do patrimônio à Casal, o Canal do Sertão continuará sob a coordenação do comitê gestor, formado pelas Secretarias de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), de Infraestrutura (Seinfra) e de Agricultura e Pecuária (Seagri). Compete a esse comitê, por exemplo, definir o valor das tarifas a serem cobradas de todos os usuários que retiram água do Canal.
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
