[Vídeo] Tradição da Cavalgada dos Amigos do Zé Pacheco se mantém em São Sebastião
O percurso, de cerca de 15 km, foi do Distrito Terra Nova até à zona urbana do município
O que começou apenas com a vontade de reunir alguns amigos para andar a cavalo nos finais de semana se transformou em tradição. A 12ª Edição de Cavalgada Amigos do Zé Pacheco, realizada neste domingo (24), em São Sebastião, município do Agreste de Alagoas, reuniu cerca de 2 mil cavaleiros e amazonas das mais diferentes localidades do município e até de outras cidades e regiões do estado.
Assista à reportagem em vídeo logo abaixo:
O evento, que já é uma tradição, foi idealizado pelo próprio prefeito Zé Pacheco, que aos finais de semana costumava reunir amigos para andar a cavalo, uma de suas grandes paixões. O grupo foi aumentando e no ano de 1997 o evento foi oficializado como cavalgada.

Prefeito Zé Pacheco ao lado de alguns cavaleiros. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos
A cada ano a festa torna-se um encontro de gerações. Por todos os lados se viam crianças, jovens e adultos montados em seus cavalos.
"É uma imensa alegria para mim, poder ver a dimensão que a festa ganhou ao longo de todo esse tempo e a gente faz de tudo para que as pessoas se sintam felizes e toda corra bem até o final, virou uma festa, uma festa da família e de quem gosta de faze cavalgada", disse Zé Pacheco, prefeito de São Sebastião e anfitrião da festa.
Cavalgada tornou-se uma tradição ao longo dos anos. Foto: Giovanni Luiz-7segundos
Momento de saída da cavalgada. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos
A cavalgada contou com ambulâncias e viaturas da SMTT acompanhando o percurso, para evitar incidentes.
A concentração foi no Distrito Terra Nova, zona rural de São Sebastião. Enquanto aguardavam a hora da partida, cavaleiros e amazonas puderam curtir um bom forró de vaquejada, puxado em cima de um trio elétrico pelo cantor Zelito e seu Expresso Forronejo.
Por volta das 14h00, debaixo de um forte calor, os adeptos da cavalgada se agruparam e deram início ao percurso de cerca de 15 Km, entre o Distrito Terra Nova e a zona urbana do município, sempre animados com a música ao vivo do trio elétrico. Ao longo do trajeto, muita gente saiu de casa para ver a cavalgada passar.

Moradores saíram de suas casas para ver a cavalgada passar. Foto: Giovani Luiz-7Segundos
Após os primeiros 10 Km, a cavalgada deu uma pausa para um bate-sela no povoado Flexeiras. O bate-sela é uma parada para os cavalos descansarem e se alimentarem, momento também para recuperar a energia de cavaleiros e amazonas.
No final da tarde, a cavalgada Amigos do Zé Pacheco seguiu em direção à cidade, cumprindo seu propósito e tradição, proporcionar um agradável momento de lazer e diversão para os adeptos desse hábito tão peculiar no povo nordestino.
"A cavalgada não vai parar por aqui, enquanto eu estiver vivo ela vai continuar", afirmou Zé Pacheco.
Últimas notícias
Cantora Cláudia Leitte arrasta multidão na véspera da Emancipação Política de Arapiraca
Secretário destaca importância do concurso que vai ofertar mais de 3 mil vagas para a Sesau
Governo vai entregar duplicação da AL-220 entre Batalha e Olho d'Água das Flores em dezembro
Emprega Mais Alagoas abre inscrições para 430 vagas em cursos de qualificação em Maceió e Paripueira
Marcelo Beltrão anuncia fundo de R$ 20 bi a municípios após reunião com ministro da Casa Civil
Governo oferecerá cursos gratuitos para obtenção de CNH
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
