Tecnologia

Democrático: Bootcamp de programação é porta de entrada para o mercado de TI

Por 7Segundos com Assessoria 28/12/2023 07h07 - Atualizado em 12/01/2024 17h05
Democrático: Bootcamp de programação é porta de entrada para o mercado de TI
Democrático: Bootcamp de programação é porta de entrada para o mercado de TIq - Foto: Reprodução

Em um restaurante, fila de espera de um consultório médico, em casa ou até no ambiente de trabalho, há sempre alguém olhando para o celular. Com um tempo médio de 9 horas por dia atrás da tela, o brasileiro mostra o quanto sua vida está cada vez mais digital.

Seja para ler notícias, buscar entretenimento ou até fazer suas operações financeiras, a tecnologia tomou conta da rotina das pessoas, tornando esta uma área de atuação aquecida e procurada por muitas pessoas. Entretanto, há um empecilho: a enorme exigência de habilidades prévias.

Isso, entretanto, ficou para trás com a metodologia do bootcamp de programação! Este tipo de programa foca em um ensino rápido, focado e flexível para que você possa se desenvolver no que realmente importa. Assim, se matemática é um problema, relaxa, pois no bootcamp de programação, todos são bem-vindos!

Como funciona um bootcamp de programação?


O bootcamp de programação nada mais é do que um curso, com uma metodologia bem diferente do que as universidades propõem. O ensino tradicional, por exemplo, aborda diversos temas generalistas para que o aluno possa aprender a programar ao longo dos anos.

Já o bootcamp leva o estudante do zero ao profissional em poucos meses, a partir de um método muito mais focado e veloz, trabalhando aspectos teóricos e práticos simultaneamente e de forma imersiva.

Por isso, hoje a faculdade se tornou algo, muitas vezes, descartável pelas grandes empresas, pois enxergam que o bootcamp é muito mais direcionado para que a pessoa não só possa aprender a programar, mas também atender as exigências que o mercado de trabalho pede.

Como fazer um bootcamp sem ser um gênio da matemática

Qualquer pessoa que tenha tentado, em algum momento, se aventurar na área de tecnologia, ouviu que este era um curso que cobrava muito o conhecimento em matemática. Claro que esta é, sim, uma matéria importante e envolve muitas das áreas de atuação. Mas se engana quem pensa que para aprender a programar, você precisa ser um especialista em cálculo.


Um curso nos moldes de um bootcamp até aborda possíveis aspectos matemáticos, mas está longe de exigir que você domine ou até mesmo tenha um conhecimento prévio extenso sobre o assunto. Mas, claro, que ninguém aqui é louco de dizer que você pode desprezar essa disciplina. Portanto, é importante que a matemática não seja algo aversivo para você pelo menos. Dependendo da área, é até bom gostar um pouquinho.

Só para você ter uma ideia, trabalhar como analista e cientista de dados ou desenvolvimento web – ainda mais se você for focar em back-end – tem suas atividades relacionadas minimamente com estatística e algoritmos possivelmente mais complexos. Então, é “de bom tom” que você tenha pelo menos certa afeição aos números. Mas, novamente, você não precisa aprender cálculos do zero para trabalhar na área de tecnologia. Take it easy!

Fato mesmo é que um bootcamp vai se preocupar muito mais em te ensinar lógica e conceitos básicos de programação e resolução de problemas do que te tornar um gênio da matemática. Afinal, não é isso que define um bom profissional, nem te dá vantagem na carreira.

Construa sua carreira em TI do zero ao profissional de TI


Já ouvi aquela frase: tempo é dinheiro? Pois é, com o avanço rápido da tecnologia, muitas empresas estão precisando urgentemente de profissionais de TI, mas a paciência para esperar suas formações é muito pequena.

É aí que entra o bootcamp de programação! Como você viu neste artigo, este curso tem como grande atrativo desenvolver pessoas em poucos meses para se tornarem profissionais qualificados e que possam atender todas as exigências do mercado de trabalho, sem grandes dificuldades.

Esta solução, porém, pede que você se dedique só no curso, mas também na escolha de um bom bootcamp que te faça realmente aprender a programar e alavanque sua carreira.

Passo a passo para escolher um bootcamp?

Existem inúmeras escolas que oferecem a metodologia de bootcamp. Entretanto, é importante filtrar aquelas que de fato sabem como fazer isso. Mais do que isso, ela precisa ter um alto índice de contratação de seus alunos pelas empresas, mostrando que os conhecimentos técnicos apresentados no curso são de fato valiosos ao mercado de trabalho.


Então, se liga no que ficar de olho na hora de escolher um bom bootcamp:


Grade curricular: o primeiro passo é dar uma olhadinha na grade curricular do curso e entender se as matérias condizem com o que é esperado de um profissional de TI capaz de atender as demandas das empresas.

Orientado à prática: outro fato que faz um bootcamp ser bom é ter como metodologia a orientação à prática. Com isso, é esperado que, durante boa parte do curso – se não a maior –, você esteja em contato com atividades e projetos reais para desenvolver sua carreira.

Horários flexíveis: nem sempre as pessoas estão disponíveis 24 horas do dia para participar de aulas e estudar. Muitas, inclusive, tem outras profissões, seja dentro ou fora da área de tecnologia. Por isso, é importante ter flexibilidade de horários para os estudos dos alunos.

Time engajado: claro que o aluno precisa se dedicar durante os estudos. Porém, sozinho, ninguém faz nada nesse mundo. Então, o curso precisa ter alunos engajados, que troquem experiências, tirem dúvidas e promovam o network, assim como tutores especializados e disponíveis para atender as demandas dos estudantes.

TripleTen tem o melhor e mais acessível bootcamp!


Se você não quer errar na hora de definir o próximo passo da sua carreira na área de tecnologia, o bootcamp da TritpleTen é a escolha mais segura a ser feita. Além de ser altamente premiado nos Estados Unidos, a TripleTen oferece diversos bootcamps, como:

Curso de teste de software


Curso de analista de dados


Curso de cientista de dados


Curso de desenvolvimento web


Atualmente, a TritpleTen já formou mais de 5 mil alunos ao redor do mundo, sendo que 87% encontraram uma nova oportunidade de trabalho em apenas seis meses.

Aproveite e aplique o cupom FUTUROBR30 para garantir 30% de desconto em qualquer curso da TripleTen Brasil! Faça sua carreira decolar!