Fies Social: Estudantes de baixa renda poderão estudar gratuitamente em universidades particulares
O deputado federal por Alagoas Daniel Barbosa elogiou a iniciativa do governo federal
 
                            O Governo Federal anunciou, nesta sexta-feira (16), o Fies Social, novo programa educacional com o intuito de proporcionar condições especiais de acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil para estudantes que possuam renda familiar per capita de até meio salário mínimo e estejam cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
A iniciativa visa conceder 100% de financiamento para cobrir os encargos educacionais de instituições de ensino superior particulares, conforme estabelecido na resolução do Comitê Gestor do Fies, oficializada no Diário Oficial da União (DOU).
A resolução determina que, em cada processo seletivo, no mínimo 50% das vagas serão destinadas aos estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, inscritos no CadÚnico. Além disso, a medida prevê a reserva de vagas para autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, ajustando-se à proporção desses grupos na população da Unidade da Federação onde a instituição está localizada, com base nos dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O deputado federal por Alagoas, Daniel Barbosa (PP), foi um dos entusiastas da iniciativa. Ele utilizou seu perfil oficial no Twitter para comentar sobre o novo programa federal, afirmando que irá garantir uma educação mais democrática através da inclusão.
A implementação dessas reservas, incluindo estudantes de baixa renda, está programada para começar no processo seletivo do segundo semestre de 2024. A resolução permite que o Ministério da Educação estabeleça critérios para a aplicação das medidas do Fies, bem como priorize o financiamento para cursos específicos com avaliação positiva nos processos conduzidos pela pasta.
Últimas notícias
 
            Loja Maré de Rica lança operação secreta com ofertas inéditas nesta sexta; veja como participar
 
            MPAL, MPF e DPU analisam sistema que trará transparência ao cadastro habitacional de Maceió
 
            MPAL integra operações que resgatam 755 animais e prendem grande traficante nacional
 
            Vereadora propõe criação de novos CAPS e reforça necessidade de expansão da rede de saúde mental em Maceió
 
            Caio Bebeto incentiva jovens a participarem do Programa Prepara Jovem
 
            TSE condena ex-secretário, ex-vereador e administrador de perfil por divulgação de pesquisa falsa em São Miguel dos Milagres
Vídeos e noticias mais lidas
 
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
 
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg) 
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
 
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
 
		