Defesa Civil orienta avaliação sobre risco de colapso de residências nas proximidades da Vale Verde
Órgão integra estudo para avaliar se rachaduras em imóveis e tremores estão relacionados com explosões da mina
A Coordenação Estadual da Defesa Civil fez recomendação preventiva à prefeitura de Craíbas para avaliar a estrutura das residências localizadas próximos à área da mineração da Vale Verde.
A orientação é para que os imóveis sejam periciados por engenheiros e, caso algum deles apresente risco de colapso, a família seja evacuada.
Desde o início da operação da Vale Verde, em junho de 2021, moradores e donos de propriedades rurais a região reclamam que as explosões provocam tremores de terra e rachaduras em imóveis.
Várias residências localizadas em povoados próximos, assim como uma unidade escolar que atende essas comunidades, passaram a apresentar fissuras nas paredes e outros problemas estruturais que não existiam antes do início das atividades na Mina Serrote.
Ações ajuizadas pela Defensoria Pública da União e Ministério Público do Estado nas esferas judiciais estadual e federal investigam o impacto das atividades da mineradora, que pode ser causa também do aumento de casos de problemas respiratórios nos moradores e mortalidade de animais.
Como parte das investigações, em novembro de 2023 representantes da Justiça Federal, Defensoria da União, Ministério Público Federal e Defesa Civil fizeram inspeção em alguns imóveis afetados e constataram o comprometimento da estrutura.
Atualmente está em andamento um estudo solicitado pela Defensoria da União, com a participação da Coordenação Estadual da Defesa Civil, órgãos ambientais e técnicos de universidade para avaliar a relação de causa e efeito da mineração no meio ambiente e na vida das pessoas que moram e trabalham em áreas próximas.
De acordo com a Defesa Civil, o estudo ainda não foi concluído e não há relatório produzido até o momento.
A Mineradora Vale Verde é atualmente uma das principais empresas exportadoras de Alagoas. O minério de cobre extraído da mina em Craíbas abastece o mercado da China. Em comunicados recentes, a MVV nega que os problemas relatados pelos moradores são provocados pelas atividades na mina.
Últimas notícias
Profetisa americana afirma que Deus começou a expor corrupção no Brasil
Dupla é presa após realizar arrastão no bairro Pinheiro, em Maceió
Prefeitura de Traipu entrega Centro Administrativo e outras obras no Quilombo Mumbaça
Homem invade estabelecimento e furta mais de R$ 1 mil em Arapiraca
Feira Grande envia 16 ônibus com mais de 600 romeiros para romaria em Juazeiro do Norte
Governo de Alagoas patrocina Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
