Governo reconhece situação de emergência de dois municípios alagoanos
As cidades terão direito à assistência humanitária, assim como a reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais
Os municípios de Poço das Trincheiras e Traipu, localizadas no estado de Alagoas, tiveram os decretos de situação de emergência reconhecidos pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) nesta segunda-feira (18), por conta da estiagem. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).
Com o reconhecimento, de acordo com o MIDR, os municípios estarão qualificados a solicitar os recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, que visem à assistência humanitária, como também a reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais.
Além das cidades alagoanas, outras oito, localizadas em seis estados brasileiros, também poderão contar com o benefício. Ainda conforme informações divulgadas pelo Ministério, os municípios de Nazarezinho e Nova Olinda, na Paraíba; Arcoverde, em Pernambuco; Olho D’Água do Borges, no Rio Grande do Norte, e Tobias Barreto, em Sergipe, também estão sofrendo com o período de estiagem.
Já as cidades de Santaluz, na Bahia, e Arinos e São José do Divino, em Minas Gerais, foram castigadas por fortes chuvas.
Como solicitar recursos
Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação de recursos pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
Capacitações da Defesa Civil Nacional
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos à distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.
Últimas notícias
Prefeita Márcia anuncia construção de mais uma creche em São Luís do Quitunde
Comércio de drones motiva novas sanções dos EUA contra Irã e Venezuela
Deputada Gabi Gonçalves faz retrospectiva de 2025 e destaca ações realizadas em Alagoas
Jovem de 23 anos é assassinado a tiros em via pública na parte alta de Maceió
Prefeitura de Penedo orienta população sobre regras atualizadas da Farmácia Popular
Após Zé Felipe anunciar término, Virginia posta mensagem: "Roteiro de Deus"
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
