Maio Amarelo: Hospital de Emergência do Agreste participa de reunião com a Rede Integrada pela Paz no Trânsito
A expectativa é que o número de vítimas de acidentes tenha uma redução no estado
 
                            O encontro de integrantes da Rede Integrada pela Paz no Trânsito, realizada na sede do Ministério Público Estadual (MPE), em Arapiraca, alinhou as ações que cada instituição vai realizar durante o Maio Amarelo, mês destacado para a conscientização da população mundial a respeito do elevado índice de mortes e feridos no trânsito. 
Participaram da reunião representantes do MPE, Hospital de Emergência do Agreste (HEA), Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), 3° Batalhão de Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), Dismoto Honda, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT) e a Unidade Arapiraca Sest Senat.
As entidades programaram ações durante todo o mês de maio, com atividades educativas, fiscalização e palestras. No caso do HEA, as ações serão realizadas pela equipe do programa Preparando a Volta para Casa, com palestras envolvendo especialistas em trânsito, falando sobre prevenção e segurança para familiares de vítimas de acidentes. Também serão promovidas atividades envolvendo o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) e a Brinquedoteca Alegre e Brinque, ambos do HEA.

A Rede Integrada Pela Paz no Trânsito foi criada em dezembro de 2023 com o objetivo de trabalhar a conscientização sobre segurança no trânsito em Arapiraca. 
“A missão da Rede Integrada Pela Paz no Trânsito é contribuir para que a gente diminua o sofrimento, essa dor, essas mortes no trânsito. A intenção é que tenhamos um trânsito de paz, de cooperação, de respeito. Vamos trabalhar, estamos motivados a trabalhar integrados, cada um fazendo o seu papel, ajudando uns aos outros. A gente convoca a população para que, quando for para o trânsito, vá com mais tranquilidade, mais paz, mais paciência, para que todos cheguem ao destino”, afirmou o promotor de Justiça, Rogério Paranhos, titular da 4ª Vara de Promotoria de Justiça de Arapiraca e idealizador da Rede Integrada. 
Na programação do Maio Amarelo, o Detran Alagoas vai realizar um seminário nacional. 
“Traremos especialistas do país para debater o tema, mas também vamos realçar as boas práticas que estão acontecendo no Estado. A Rede Integrada pela Paz no Trânsito tem sido um case bem interessante que a gente quer mostrar e que pode ser aplicado em outros municípios do estado, sempre com a intenção de salvar vidas no trânsito. A proposta do trabalho intersetorial está alinhado com o projeto de descentralização do trabalho educativo desenvolvido pela superintendência de educação do Detran e que também será apresentado no seminário nacional”, explicou Edira Soares, chefe de educação para o trânsito do Detran Alagoas e coordenadora da Rede Integrada.

Com as ações das entidades voltadas para a educação e fiscalização, a expectativa é que o número de vítimas de acidentes tenha uma redução, impactando diretamente no trabalho dos profissionais do Hospital de Emergência do Agreste. 
“A gente vê que tudo está relacionado: Ministério Público, educação para o trânsito, fiscalização e o acolhimento aos acidentados. Todos temos o mesmo objetivo que é resguardar as vidas. Este trabalho de conscientização sobre a prevenção de acidentes para promover a paz no trânsito é de grande-valia para diminuir a quantidade de vítimas”, avaliou o médico Vanderly Oliveira, diretor-médico do HEA.
Últimas notícias
 
            Loja Maré de Rica lança operação secreta com ofertas inéditas nesta sexta; veja como participar
 
            MPAL, MPF e DPU analisam sistema que trará transparência ao cadastro habitacional de Maceió
 
            MPAL integra operações que resgatam 755 animais e prendem grande traficante nacional
 
            Vereadora propõe criação de novos CAPS e reforça necessidade de expansão da rede de saúde mental em Maceió
 
            Caio Bebeto incentiva jovens a participarem do Programa Prepara Jovem
 
            TSE condena ex-secretário, ex-vereador e administrador de perfil por divulgação de pesquisa falsa em São Miguel dos Milagres
Vídeos e noticias mais lidas
 
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
 
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg) 
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
 
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
 
		